Meningite viral: sintomas, tratamentos e causas

REVISADO POR
Dra. Sumire Sakabe
Infectologia - CRM 94070/SP
especialista minha vida

Visão Geral

O que é Meningite viral?

Meningite é a inflamação da membrana que encobre o cérebro e a medula espinhal. Infecções perfazem boa parte das causas desta inflamação. Infecções por vírus (meningite viral) são a causa mais frequente de meningite e, na maioria das vezes, é uma doença autolimitada e benigna.

PUBLICIDADE

Causas

Vários vírus podem causar meningite, entre eles:

  • Enterovírus
  • Vírus da caxumba
  • Sarampo
  • Influenza
  • Herpes vírus, causadores de lesões bolhosas em lábios e nariz também podem causar meningite e encefalite (inflamação no cérebro).

Meningite e encefalites por herpes podem ser graves, potencialmente fatais e eventualmente deixar sequelas graves, comprometendo funções cognitivas e motoras.

Sintomas

Sintomas de Meningite viral

Os sintomas são, em geral:

  • Febre e dor de cabeça
  • Vômitos e, frequentemente, com sinais de irritação meníngea, como rigidez nucal
  • Podem acontecer ainda alterações do comportamento ou convulsões.

Diagnóstico e Exames

Diagnóstico de Meningite viral

O exame médico vai determinar a indicação de tomografia e análise do líquor, que é o líquido que fica entre a meninge e o cérebro. Este exame é colhido por um médico, com punção por agulha na região da coluna lombar ou, eventualmente, na base da cabeça.

O líquor é submetido a diversos testes – alguns deles com resultado mais rápido e outros mais demorados. Os exames preliminares permitem determinar se há inflamação na meninge (meningite) e dá pistas sobre a causa – se meningite bacteriana ou viral.

As meningites virais podem acometer pessoas de todas as faixas etárias, mesmo se saudáveis.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Meningite viral

Em geral, o tratamento é o controle dos sintomas, com analgésicos para a dor e antitérmicos para a febre e, em muitos casos, o tratamento pode ser feito em casa, sob orientação médica. Nas meningites herpéticas, é instituído tratamento com medicamento antiviral.

Prevenção

Prevenção

Para prevenir meningite viral, devemos garantir que a vacinação esteja em dia e manter bons hábitos de higiene, lavando as mãos com água e sabão antes das refeições e após usar o banheiro.

Fontes e referências

  • *Escrito por: Dra. Sumire Sakabe, Infectologista (CRM 94070/SP)