Hepatite autoimune: sintomas, tratamentos e causas

REVISADO POR
Dr. Leonardo Peixoto
Gastroenterologia - CRM 780553/RJ
especialista minha vida

Visão Geral

O que é Hepatite autoimune?

Muitas das doenças do fígado são ilustres desconhecidas da absoluta maioria das pessoas. A hepatite autoimune é mais uma delas. Todavia, sempre é impactante na vida de seus portadores e bastante perigosa se não for adequadamente tratada.

PUBLICIDADE

A hepatite autoimune pode afligir tanto crianças quanto adultos, sendo mais comum em mulheres e em pessoas entre 40 e 50 anos. Contudo, é uma doença rara, cuja causa não é conhecida. Acredita-se que seja necessária uma interação entre predisposição genética e fatores ambientais, como uma infecção por vírus, para que se inicie.

Ela é caracterizada pela inflamação do fígado provocada pelo sistema imunológico do próprio indivíduo, que causa uma destruição progressiva do órgão.

Sintomas

Sintomas de Hepatite autoimune

Ela pode se iniciar de forma súbita e intensa, similar a uma hepatite aguda clássica, com:

  • Olho amarelo
  • Febre
  • Enjoo
  • Dor abdominal
  • Fraqueza

Porém, mais da metade dos portadores iniciam a doença de forma lenta e silenciosa, manifestando sintomas vagos como cansaço, levando a uma forma crônica e demorando muito a ser diagnosticada.

Sua forma mais grave leva a uma destruição intensa do fígado, com uma rápida perda da função do órgão, chamada de hepatite fulminante, que requer transplante hepático de urgência na maioria das vezes e pode causar a morte.

Diagnóstico e Exames

Diagnóstico de Hepatite autoimune

Não é possível distinguir a hepatite autoimune de outras hepatites, agudas ou crônicas, apenas pelos sintomas. Para seu diagnóstico é necessária a realização de exames de sangue para avaliação da função hepática e para pesquisar anticorpos específicos. Normalmente, a biópsia do fígado também é importante.

A hepatite autoimune pode progredir para a cirrose hepática, câncer hepático e insuficiência crônica do órgão.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Hepatite autoimune

Não existe cura para a hepatite autoimune. Todavia, existe tratamento eficaz para controle da doença e impedir sua progressão para a cirrose ou para formas graves nos casos agudos.

Por sua potencial gravidade e por provocar uma destruição silenciosa do fígado, o rastreamento da hepatite autoimune deve ser incluído em avaliações preventivas e de check up para permitir um diagnóstico precoce desta doença. Procure seu médico ou sua médica e saiba mais.