De e mais 1 pessoa perguntaram:

Os filhos de alguém com esquizofrenia também podem ter a doença?

  • Respondido em 25/01/2015
    Dra. Evelyn Vinocur Psiquiatria - CRM 303514/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Sim.
    Ainda não se conhecem as causas exatas da esquizofrenia, mas sabe-se que a hereditariedade é um fator importante, pois pessoas que têm um familiar com esquizofrenia têm uma maior chance de desenvolver a doença, mas ainda não se conhecem os genes envolvidos. O risco sobe para 13%, se um parente de primeiro grau for portador da doença. Quanto mais próximo o grau de parentesco, maior o risco, chegando ao máximo em gêmeos monozigóticos.

    Em gêmeos idênticos, se um dos irmãos tem a doença, em 50% dos casos o outro irmão também a terá. Isto mostra a importância dos fatores genéticos, mas também que apenas a carga genética não é suficiente para a manifestação da doença, pois ocorrem casos de esquizofrenia em famílias que não tinham histórico da doença.

    Alguns pesquisadores acreditam que a esquizofrenia é resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. E que certas pessoas nascem com essa tendência, mas que o problema só apareceria se fossem expostas a determinados fatores ambientais.