1 pessoa perguntou:

Estou com medo de ter Aids e não saber. Tenho 1 ou 2 verrugas no anus e ontem apareceu aftas na minha boca. o que é isso?

  • Respondido em 22/01/2015
    Dirk Belau Psicologia e Psicanálise - CRP 06/117170/SP
    Olá,

    o medo de ter-se infetado com o HIV, o vírus que costuma criar AIDS, pode ser eliminado fazendo o teste de sangue. É fácil e anônimo. As verrugas no anus e as aftas na boca provavelmente tem nada ver, porquê nem um nem o outro é típico de pessoas com AIDS, ainda que podem indicar uma imunidade baixa, mas não tão baixa quanto a imunidade baixa como efeito do HIV.

    Vamos aos aspectos psicológicos da sua pergunta.

    Primeiro, se você desconfia que pode ter o HIV e não faz o teste, você me parece uma pessoa medrosa. Além do mais, você diz que tem medo de ter AIDS, talvez mesmo sem desconfiar de ter-se infetado? Medo generalizado pode prejudicar a imunidade e assim aumentar a probabilidade de verrugas no anus e das aftas na boca. Tanto como pode a depressão que normalmente vai junto com o medo generalizado. Espero que as verrugas e as aftas tenham desaparecido entretanto.

    Se você quer se fortalecer mentalmente para não sentir medo sempre e para cultivar a sua imunidade, recomenda-se entrar numa psicoterapia profunda (chamada "humanista", "centrada na pessoa" ou "existencial" ou numa psicanálise.

    Mas se você desconfia que pode ter-se infetado, o teste de HIV é imprescindível, pois cada vez mais estudos mostram vantagens de quem se trata cedo e não deixa o vírus destruir a imunidade até chegar a níveis muito baixos. Discuta os resultados do teste com um médico em que você tem confiança para decidir quando começar o tratamento. Além disso, a pessoa com HIV que se trata não espalha mais o vírus nos seus contatos sexuais. Se você mantém contatos sexuais com várias pessoas., por favor, faça o teste sem falta.