Anvisa libera remédios para diabetes tipo 2

Medicamento tem o intuito de melhorar o controle glicêmico

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 18/07/2017

Nesta segunda-feira (17), a Anvisa aprovou um novo medicamento para diabetes tipo 2.

PUBLICIDADE

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina - hormônio que regula a entrada de açúcar nas células - ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. Quando não tratado, o diabetes pode ser fatal.

Ao contrário das pessoas com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. Entretanto, o corpo pode criar uma resistência à insulina ? ou seja, ele não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza corretamente. Também pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 não produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente não consegue carregar todo o açúcar para dentro das células, e ele acaba se acumulando no sangue.

De acordo com a Anvisa, o medicamento, chamado de Solíqua, tem o objetivo de melhorar o controle da glicemia no organismo. A aplicação do medicamento se dá por meio de uma caneta, contendo insulina e lixisenatina.

O medicamento segue agora para uma definição de preço que será aprovada por um órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.