Cientistas testam vacina que reduz o colesterol

Antídoto possibilitou que ratos desenvolvessem anticorpos contra enzima que causa acúmulo de gordura no sangue

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 20/06/2017

Um estudo publicado no periódico científico European Heart Journal mostra que nos próximos anos poderá haver uma vacina capaz de imunizar pessoas contra níveis elevados de colesterol e estreitamento de artérias.

Para a realização da pesquisa, um grupo de ratos de laboratórios recebeu uma dieta rica em alimentos gordurosos capazes de elevar o colesterol. Em seguida, os camundongos receberam a vacina. A pesquisa mostrou que o antídoto possibilitou que os camundongos criassem anticorpos contra uma enzima chamada PCSK9, uma enzima feita no fígado que reduz a capacidade de o organismo se livrar do colesterol ruim (LDL).

Em números, a pesquisa mostrou que houve uma redução de 53% dos danos ateroscleróticos aos vasos sanguíneos e 64% de redução dos marcadores biológicos da inflamação dos vasos sanguíneos em comparação com os ratos não vacinados.

De acordo com os pesquisadores, se houver resultados positivos e seres humanos será possível desenvolver uma terapia de longa duração e que seja melhor para o paciente.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.