Novo estudo identifica 5 tipos de depressão e ansiedade

A pesquisa pretende expor a importância de um tratamento específico para cada categoria encontrada

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 13/12/2017

Um novo estudo, realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e divulgado no jornal JAMA Psychiatry;revelou que existem cinco subtipos de transtornos mentais relacionados à depressão e à ansiedade. A pesquisa identificou que cada tipo se manifesta de maneira diferente e também estão em partes específicas do cérebro.

PUBLICIDADE

Para fazer o mapeamento, as autoras ouviram 420 pessoas com diagnóstico de depressão e ansiedade, que participaram de testes neurológicos e psiquiátricos. O resultado mostrou que 19% dos entrevistados relataram sentir tensão, 13% sofrem com excitação ansiosa, 9% ansiedade geral, 9% melancolia e 7% anedonia.

O objetivo do estudo é possibilitar a melhora nos tratamentos. "Nós estamos tentando desembaraçar a sobreposição de sintomas em nossos diagnósticos atuais, o que pode ajudar a finalmente orientar escolhas de tratamento sob medida", declararam as pesquisadoras.

Entenda os subtipos:

1 - Tensão

Esse foi o tipo mais identificado, que é caracterizado pela irritabilidade, com isso, o sistema nervoso e o corpo ficam super sensíveis e a pessoa se sente sobrecarregada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

2 - Impulso ansioso

Os sintomas vão desde os físicos, como coração acelerado e suor excessivo, a psíquicos, que interferem na memória, na concentração e no controle do pensamento.

3 - Melancolia

Há dificuldade para se relacionar com outras pessoas, o que causa isolamento social e sofrimento.

4 - Anedonia

Quem sofre com esse tipo de depressão para de sentir prazer com nas atividades realizadas e fica mais angustiada. O estudo explica que, mesmo com o quadro, as pessoas conseguem realizar as tarefas do dia a dia, por isso, muitas vezes o diagnóstico é mascarado.

5 - Ansiedade geral

Com sinais físicos, como estresse e excitação ansiosa, esse tipo reúne as principais características da ansiedade.

Depressão e ansiedade no Brasil

O transtorno é caracterizado pela tristeza, baixo autoestima e pessimismo, mas inclui sintomas como alteração no apetite, sono desregulado, dificuldade na concentração, entre outros. Além disso, a depressão está relacionada à ansiedade, que causa medo e preocupação extrema com atividades do dia a dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão atinge onze milhões de pessoas no país e, até 2020, será a doença mais incapacitante do mundo todo. Atualmente, o Brasil é o segundo país das Américas com mais prevalência da doença, perdendo somente para os Estados Unidos.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.