Remédio caseiro para furúnculo: veja o que funciona

Confira o que é eficaz contra furúnculos e o que fazer em caso de complicações

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 05/05/2017

Furúnculo é uma infecção profunda causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus. "Ela penetra na pele através dos folículos dos pelos e isso geralmente ocorre em pessoas debilitadas, física ou emocionalmente, que transpiram bastante", descreve a dermatologista Ana Célia Xavier, da Rede de Hospitais São Camilo (SP). Por isso mesmo eles são mais comuns em regiões que têm pelos, como nádegas, axilas, nuca, pernas e braços.

PUBLICIDADE

Remédio caseiro para furúnculo

Existem diversos tipos de tratamentos caseiros para furúnculos, mas a maioria serve apenas para aliviar os sintomas, sem de fato curar a doença. O dermatologista Paulo Cunha, vice-presidente da Internacional Society of Dermatology e chefe do departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, conta que o melhor remédio caseiro para furúnculo é a pomada a base de Ictiol.

Perguntamos aos especialistas sobre remédios caseiros e eles afirmaram que não há comprovação científica de sua eficácia. Você pode aplicar essas opções na pele, mas sem nunca deixar de usar os medicamentos indicados pelo médico. "O furúnculo é causado por uma bactéria, devendo ser tratado com antibiótico via oral ou sistêmico", orienta Paulo Cunha.

Aqui estão alguns exemplos de remédio caseiro para furúnculos que eles não recomendam o uso:

  • Argila verde
  • Leite ou leite de janaúba
  • Óleo de malaleuca
  • Neem
  • Pasta de semente preta
  • Farinha de milho
  • Cebola
  • Acafrão
  • Cataplasma de pão com leite ou água morna.

Usar remédios caseiros pode fazer o quadro pode se agravar ainda mais, dificultando a recuperação e trazendo ainda mais desconforto. "Em alguns casos, esse tipo de tratamento pode até curar o ponto de inflamação, mas é muito provável que a bactéria sobreviva e o furúnculo retorne depois de um tempo, em outro ou no mesmo local", frisa a especialista Ana Célia.

É preciso ter cuidado também com esta aplicação: "o uso indiscriminado desses produtos naturais na pele pode, até mesmo, agravar o quadro clínico, trazendo ao local impurezas e facilitando propagação de secreção", alerta a dermatologista.

Outras opções de tratamento

Apesar de o antibiótico estar presente em todos os tratamentos para furúnculo, tudo depende da situação em que está a lesão. "Quando ele se abre, deve-se usar pomadas a base de antibiótico e fazer uma limpeza ao redor para evitar a autocontaminação", explica Paulo.

Em outros casos pode ser preciso drenar o furúnculo, retirando seu pus, quando o organismo não é capaz de fazer isso sozinho.

Existem algumas medidas caseiras que podem tomadas durante o tratamento para furúnculo com antibióticos - sendo higiene a mais importante. "Como a secreção é capaz de contaminar outras pessoas e provocar novas lesões em seu hospedeiro, a higiene e cuidado com o local contaminado são necessários", considera Ana Célia.

Além disso, o uso de compressas quentes e outras medidas que aumentam o calor na região são um bom remédio caseiro para furúnculo, uma vez que aumentam a circulação sanguínea e, com isso, o acesso das células de defesa no local.

Sinais de complicações dos furúnculos

Usar apenas remédios caseiros para furúnculos pode fazer com que o quadro não evolua de forma correta, causando quadros mais graves. "As bactérias presentes no furúnculo podem, em alguns casos, desencadear infecções secundárias, como a celulite infecciosa", ressalta Ana Célia. Fique atento aos aparecimento de sintomas como:

  • Fadiga
  • Febre
  • Inchaço dos gânglios linfáticos (em regiões como pescoço, axilas e virilhas)
  • Vermelhidão na pele
  • Inchaço da pele
  • Sensibilidade extrema.
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.