Transmissão da dengue: acabe com todas as dúvidas

Descubra se apenas o mosquito transmite a doença e qual o horário de maior risco

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 09/03/2017

A transmissão da dengue se dá pela picada do mosquito aedes aegypti. Quando esse mosquito pica uma pessoa contaminada com o vírus, passa a transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida e transmiti-lo para as pessoas que picar após.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso o mosquito se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve.

Todo mundo que é picado pelo Aedes aegypti fica doente?

Nem todas as pessoas picadas desenvolverão o quadro clínico da dengue. Se um mosquito infectado picar uma pessoa poderá transmitir o vírus da dengue, mas para a doença se desenvolver alguns cenários precisam ser favoráveis. "Depende da quantidade de vírus disseminada, da capacidade deste vírus em provocar a doença, das condições imunológicas do indivíduo e se ele entrou em contato com o mosquito anteriormente", afirma a Vivian Ailt. Dessa forma, muitas pessoas são picadas pelo mosquito da dengue e nem sabem, uma vez que o organismo consegue combater o vírus sem produzir sintomas.

Horários nos quais a transmissão é mais comum

O Aedes Aegypti não gosta do calor intenso e também não tem hábitos noturnos. "Por isso, os horários de maior incidência do mosquito são pela manhã, entre 7h e 10h, e ao anoitecer, entre 15h e 18h", diz a médica Vivian. Nas cidades mais quentes, pode ser que ele se manifeste ainda mais tarde, após as 16h ou 17h. Por isso, é importante passar repelente na pele com atenção redobrada nesses horários, principalmente nas pernas e pés, locais onde ele mais ataca. "A orientação é passar o repelente de hora em hora, mesmo se estiver usando calça comprida", explica o infectologista Ralcyon Teixeira, da Sociedade Brasileira de Infectologia. No entanto, ainda que esses sejam os horários de maior incidência, é preciso ficar atento e se proteger contra as picadas de mosquito em qualquer momento do dia.

Se eu entrar em contato com água contaminada pegarei a doença?

Não. "A dengue é transmitida somente por meio da picada do mosquito", afirma o infectologista Ralcyon. A dengue não é transmitida pela água e nem de pessoa por pessoa. Para que o mosquito não se reproduza, é importante que todos os objetos e áreas da sua casa que contenham água parada ou que acumulem água com frequência, como ralos de banheiros e vasos, sejam higienizados com frequência. Além disso, todos os objetos que acumulam água, como garrafas e vasos, devem ser guardados em local coberto ou então descartados. Isso evite que os ovos presentes na água deem origem a novos mosquitos, esses sim transmissores da doença.

Dengue pode ser transmitida de uma pessoa pra outra?

Segundo os especialistas, a dengue só pode ser transmitida pela picada do mosquito. Se você tem um parente ou amigo com dengue, não precisa se preocupar com o contato direto, pois você não será contagiado nessa forma. É comum, no entanto, várias pessoas da mesma família ou ambiente de trabalho ficarem doentes. "Isso acontece provavelmente porque existe um foco do Aedes Aegypti próximo ao local, e este picou várias pessoas", ensina o infectologista Ralcyon.

Quantas vezes uma pessoa pode ter dengue?

O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas. Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes. "Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue", explica o infectologista Ralcyon.

Quanto tempo os ovos de mosquito sobrevivem ao ar livre?

Os ovos que carregam o embrião do mosquito da dengue podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.