Brasil terá nova composição da vacina contra a gripe

Principal mudança é a inclusão de novos tipos do H3N2 e do tipo B

De acordo com o Laboratório Delboni Medicina Diagnóstica, uma nova composição da vacina da gripe deve chegar ao país até março deste ano. A OMS se baseia em estudos mundiais sobre a circulação dos tipos virais para definir a composição da vacina, identificando quais são os vírus que terão maior possibilidade de circular durante a próxima temporada de gripe. "Desta forma, são definidas composições de vacinas para o hemisfério norte e para o hemisfério sul, que podem ou não ser iguais e podem mudar a cada ano", afirma o sanitarista Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do Delboni. A vacina de 2012 não havia sofrido alterações com relação à 2011.

Para a temporada de vacinação 2013 no Hemisfério Sul, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu os seguintes tipos virais: A/Califórnia/7/2009 (H1N1); A/Victoria/361/2011 (H3N2) e B/Wisconsin/1/2010. Já a vacina contra a gripe com a composição proposta para o ano passado já não está mais disponível na rede particular. Segundo o sanitarista Ricardo, a vacina contra a gripe é chamada de trivalente por ter em sua composição três cepas virais (partículas de vírus), sendo duas cepas do tipo A (uma do tipo H1N1 e outra do tipo H3N2) e uma cepa do tipo B. "A principal mudança de 2012 para 2013 é a inclusão de novos tipos do H3N2 e do tipo B", diz o especialista.

A vacinação é recomendada nos meses que antecedem o inverno e durante o próprio inverno, mas pode ser feita em qualquer período do ano. A proteção é eficaz a partir do sétimo dia após a vacinação, atingindo o nível ideal de proteção depois de 14 a 21 dias. Crianças menores de nove anos que nunca foram vacinadas ou receberam apenas uma dose em anos anteriores deverão receber uma segunda dose da vacina 30 dias após a primeira dose. Para crianças a partir de nove anos de idade, adolescentes e adultos, uma dose apenas é necessária para que se produzam níveis adequados de anticorpos contra os vírus.

Invista nos hábitos que previnem a gripe
Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos duas mil pessoas morrem ao ano em consequência da gripe sazonal, que é a gripe comum. Por isso, é muito importante tomar certos cuidados, incluindo tomar a vacina e ficar atento em fortalecer nosso sistema imunológico. Conheça aqui alguns hábitos e alimentos que podem fortalecer a sua imunidade e manter a gripe bem longe de você.

Doses de vitamina A

Essa vitamina é formada a partir de substâncias conhecidas como carotenoides, cujas funções principais são: manutenção do equilíbrio da pele, nutrição do globo ocular e fortalecimento do sistema imunológico. Capriche no consumo desse grupo.

"Os alimentos ricos nesse nutriente são os vegetais e frutas que apresentam cores vivas e fortes, tais como: abóbora, abacate, acelga, brócolis, alfafa, caju, cenoura, espinafre, escarola, mamão, manga e fígado", explica a nutricionista Elisa Goulart, do Laboratório Sabin.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não
;