Sete erros que boicotam a sua imunidade no inverno

Pequenas mudanças de hábito podem reduzir as chances de contrair doenças

POR LAURA TAVARES

Se você acha que gripes, resfriados e crises alérgicas são tão inevitáveis no inverno quanto o frio, então talvez esteja na hora de rever alguns hábitos típicos desta estação que facilitam a instalação dessas doenças. Acostumar-se, por exemplo, a beber menos água, tomar banhos longos e excessivamente quentes e comer menos frutas são alguns dos principais erros que prejudicam nosso sistema imunológico, responsável por promover a defesa natural do corpo. Confira alguns dos erros mais comuns que cometemos no inverno e que afetam a nossa imunidade:

Tomar menos água

É comum tomarmos menos água em dias mais frios. Como transpiramos menos e, em geral, reduzimos a prática de exercícios físicos, sentimos uma necessidade menor de ingerir líquidos. Entretanto, essa diminuição afeta todo o corpo, especialmente o sistema respiratório. Isso porque o muco das vias nasais fica menos fluido com a falta de água, facilitando a entrada de vírus e bactérias, causadores de doenças.

De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, uma boa estratégia para manter um consumo regular de líquidos é sempre levar uma garrafinha de água na bolsa ou mochila e investir em sopas e chás, que têm tudo a ver com o inverno.