Pilates emagrece? Entenda como ele modela o corpo

Sozinho o exercício não muda a balança, mas reduz medidas e deixa o corpo mais bonito

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 20/07/2017

Pedro Vera
Educação Física - CREF 010289/PR
especialista minha vida

Muitas pessoas se perguntam se praticar pilates emagrece. A relação deste tipo de exercício com o emagrecimento está vinculada à aplicação de exercícios que estimulam a resistência e aceleram o metabolismo. Como o pilates fortalece a musculatura, seus resultados são percebidos mais rapidamente na redução das medidas corporais do que no peso da balança.

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Tenha mais resultados aliando-o a outros exercícios

Ocorre que sozinho nenhum exercício físico consegue resultados significativos no emagrecimento. No caso do pilates, por exemplo, os verdadeiros e duradouros resultados ocorrem quando aliado à prática de exercícios aeróbicos e uma dieta balanceada.

Algumas das atividades indicadas são:

  • Natação por mais de 10 minutos
  • Corrida por mais de 10 minutos
  • Hidroginástica por entre 40 e 60 minutos
  • Ciclismo em distâncias maiores de 10 quilômetros.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde para a prática saudável de atividade física é que adultos e crianças acumulem 30 minutos diários de atividade contínua ou acumulada, de intensidade leve a moderada, gerando um déficit de 500 a 1000 calorias diários. Apenas com isso é possível chegar à uma perda de 1 kg de gordura por semana, relacionado com o controle do IMC para o peso normal nas estatísticas entre 18,5 e 24,99.

O criador do método, Joseph Pilates desenvolveu a técnica com alguns princípios básicos para a execução dos movimentos: controle, concentração, fluidez, precisão, centralização e respiração. Por isso, os exercícios funcionais do pilates feitos com o próprio corpo, com intensidade de execução ao saltar, pular e agachar, complementam a intensidade gerada automaticamente por exercícios aeróbicos, o que ajuda principalmente na quebra de gorduras.

A conclusão é de que está evidente que o pilates centralizado no trabalho de membros superiores e inferiores, com o desenvolvimento da força, resistência e equilíbrio, aliado à uma atividade aeróbica de alta intensidade em longa duração, resulta em um emagrecimento saudável, corpo definido e resultados duradouros.