Exercícios em dupla: vantagens e como fazer

Comprometimento e motivação são as principais vantagens do método

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 27/03/2017

Givanildo Holanda Matias
Educação Física - CREF 067375/SP
especialista minha vida

As vantagens de fazer exercícios em dupla são muitas, acredito que as principais sejam comprometimento e motivação. Podemos imaginar que em dias em que uma das pessoas estiver um tanto quanto desmotivada, ela vai treinar mesmo assim para não decepcionar sua parceira ou parceiro.

PUBLICIDADE

Além disso, treinar em dupla pode ser uma ótima estratégia para estimular pessoas sedentárias. Normalmente, as pessoas sedentárias estão acima do peso e se sentem um peixe fora d'água quando vão para uma academia sozinhas. Ter parceiros de treino é essencial para que essa pessoa possa se sentir a vontade no ambiente.

Dinâmicas para treino em dupla

Com o trabalho em dupla é possível criar um programa de treino baseado em competição.

Exemplo: Alguns exercícios podem ser feitos em forma de tarefas e a pessoa que tiver uma performance pior pode pagar algum castigo, como realizar mais 30 abdominais.

Esse tipo de trabalho deve aumentar mais ainda a motivação e acaba fazendo com que as pessoas se dediquem um pouco mais durante o treino, coisa que treinando sozinho, é mais difícil de acontecer.

Exercícios em dupla

Existem várias possibilidades de exercícios de aeróbica que dá para fazer com outra pessoa. Nesse caso, vou me basear em exercícios funcionais:

  • Agachamento coletivo: duas pessoas realizam o agachamento segurando uma na mão da outra
  • Abdominais: dentre as muitas opções, existe a possibilidade de exercícios abdominais que precisam de alguém para segurar os pés e revezar
  • Revezamento: podem ser feitos dois exercícios diferentes alternando o tipo de estímulo. Exemplo: uma pessoa faz a flexão de braço e a outra polichinelos durante 30 segundos. Depois, a dupla reveza.

Exercícios em dupla para casais

Nos dias atuais está sendo muito comum o trabalho em duplas com casais, inclusive tem muito personal trainer se especializando nisso. Para casal, é válido ter atividades físicas juntas de acordo com tudo que dito no artigo, mas também vale a pena se dedicar um tempo com exercícios que vão atender as particularidades de cada um.

Cuidados necessário

Os cuidados necessários que devem ser seguidos para exercícios em duplas:

  • Fazer um check-up
  • Procurar orientação de um profissional

Hoje em dia existem muitos personal prestando consultoria a distância. Por isso, é muito importante que a dupla tenha uma sinergia e o mesmo objetivo. Caso contrário, é provável que hajam algumas frustrações pelo fato da dupla não alcançar resultados tão eficazes no tempo esperado.