Como engravidar de gêmeos? Especialista explica

Veja como a gestação gemelar ocorre e se há dicas para aumentar suas chances

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 23/08/2017

Dr. Armindo Dias Teixeira
Ginecologia e Obstetrícia - CRM 45547/SP
especialista minha vida

A gravidez de gêmeos é a situação onde existe mais de um embrião se desenvolvendo na mesma gestação. Pode ocorrer de duas formas:

PUBLICIDADE

1. Quando a mulher ovula mais do que um óvulo e eles são fertilizados por diferentes espermatozoides, os chamados gêmeos não idênticos ou bivitelínicos;

2. Quando um embrião, em determinado estágio de desenvolvimento, se divide e gera dois embriões, os gêmeos idênticos ou univitelínicos.

Nas técnicas de reprodução assistida, normalmente, se estimulam os ovários para a produção de um número maior de óvulos, desta maneira, existe uma tendência maior para engravidar de gêmeos. No caso da fertilização assistida, se introduzirmos mais do que um embrião, a incidência de gestação de gemeos também é maior.

Como engravidar de gêmeos?

Para ter gêmeos naturalmente não existe nenhuma dica. O que ocorre em certas famílias é um aumento natural da incidência de gêmeos, ou a paciente tomar medicamentos para aumentar o número de óvulos e, como consequência, ter uma chance maior de gestação de gêmeos.

Dá para ter gêmeos de pais diferentes?

Embora raro, é possível engravidar de gêmeos de pais diferentes, conhecida como super fecundação heteroparental, e depende de várias ocorrências, como a mulher ovular dois óvulos no mesmo ciclo e ter relação com homens diferentes no mesmo período ovulatório, e assim ocorrer a fecundação dos dois óvulos.

Mais sobre