Você está fazendo tudo certo para dormir bem?

Alguns hábitos podem prejudicar o sono tranquilo e você nem nota

Quem não gosta de dormir? Deitar e ter umas boas horas de sono traz diversos benefícios ao organismo, além - é claro - do merecido descanso. Porém, muitas pessoas acreditam estar dormindo bem, quando, na verdade, não estão.

Não é apenas o número de horas que você dorme que conta. Além da quantidade, o sono também deve ser de qualidade. Se ela não é boa, não importa quantas horas você passa dormindo - acordará cansado e estressado no dia seguinte. Adotar alguns maus hábitos antes de dormir e durante o sono pode contribuir para o seu estresse diário, assim como esse estresse do dia a dia pode estar afetando diretamente a qualidade do seu sono.

Conversamos com o pneumologista Mauricio Bagnato, que é Secretário da Associação Brasileira do Sono e especialista do sono, e com o psiquiatra Eduardo Barros, chefe do Setor de Pesquisa Clínica da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e descobrimos os mitos e verdades do sono. Será que você faz tudo certinho para cuidar melhor do seu corpo e do seu sono? Faça o teste e descubra!

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1. O estresse pode causar apneia do sono?

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2. Pessoas com distúrbios de ansiedade ou depressão podem ter o sono comprometido?

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3. Além da insônia, qual é o distúrbio do sono mais comum em pessoas muito estressadas?

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4. Ter pesadelos pode ser uma consequência do estresse?

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5. Ingerir bebidas alcoólicas ajuda a pessoa a dormir melhor?

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6. Dormir pouco pode gerar estresse?

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7. Qualquer pessoa pode usar remédios para dormir?

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8. A insônia pode se tornar crônica?

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9. É recomendável ver TV para dormir?

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10. Eu posso trabalhar ou fazer outras atividades na cama?

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11. Dormir sempre no mesmo horário ajuda na qualidade do sono?

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12. Devo evitar comer algum alimento antes de dormir?

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13. O colchão e o travesseiro interferem na qualidade do seu sono?

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14. Animais de estimação te ajudam a dormir melhor?

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15. Os tecidos e móveis do quarto influenciam na qualidade do sono?