Especialista indica as duas melhores posições sexuais para quem quer engravidar

A posição "missionário" e a "de quatro" contribuem para que o esperma tenha um alcance mais profundo

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 06/12/2017

A dificuldade para engravidar aflige muitos homens e mulheres. Os fatores de risco para infertilidade são inúmeros podendo afetar homens e mulheres, entre os principais estão problemas nos órgãos reprodutores, idade, doenças sexualmente transmissíveis, peso e tabagismo.

PUBLICIDADE

Ao enfrentar problemas para engravidar, os casais buscam diferentes formas e técnicas para obter sucesso. Uma das coisas que muitos acabam tentando é mudar as posições sexuais, mas será que isso funciona mesmo? Segundo um estudo da Clínica Beau Soleil, na França, a resposta é sim. Entretanto, é preciso que as pessoas estejam relaxadas para não atrapalhar o processo.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores dos departamentos de radiologia e urologia da clínica se juntaram para analisar, a partir de exames de imagem por ressonância magnética, o que acontece dentro do canal vaginal durante a penetração em determinadas posições.

Os resultados mostraram que a ponta do pênis esteve mais alinhada ao colo do útero tanto na posição "missionário", na qual o homem fica em cima da mulher, e a "de quatro". Sendo que nesta última posição o esperma teve um alcance mais profundo.

"O colo do útero pode estar em uma posição incomum, na qual certas posições sexuais podem fazer a diferença. Mas isso é raro", disse o diretor do serviço de infertilidade da Cleveland Clinic, James Golfarb, ao site especializado WebMD.

No entanto, os especialista afirma que a preocupação excessiva pode dificultar o processo de concepção, por isso é importante que o casal esteja tranquilo para gravidez e isso não seja uma cobrança.

Além disso, a pesquisa alerta para posições que "desafiam a gravidade", por exemplo quando a mulher fica sentada, por cima do homem, durante a relação sexual. Isso pode dificultar o acesso do sêmen ao útero:"É uma questão de gravidade e o sêmen pode "se perder" nesse caminho".

Existem médicos que recomendam que as mulheres segurarem as pernas para cima depois do sexo, para aumentar as chances de concepção.Contudo, não existem comprovações científicas dessa técnica. Uma boa dica, de acordo com o especialista, é que a mulher não vá ao banheiro urinar logo em seguida, mas que ela permaneça deitada na cama alguns minutos depois da relação.

"Ficar deitada na cama de 10 a 15 minutos após o sexo pode ser algo favorável, mas você não precisa ficar com as pernas para cima. A posição da pélvis não se altera apenas com esse movimento das pernas. Ao ficar na mesma posição por algum tempo, o esperma que foi para o colo do útero permanecerá lá", completou.