Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar
publicidade

Evite os desperdícios das festas de final de ano

É possível comemorar de maneira sustentável e sem prejudicar o meio ambiente

Por Natalia do Vale


No ano todo várias conferências são realizadas para discutir a questão do meio ambiente. Medidas diversas são propostas visando diminuir o uso de fontes não renováveis, aumentar a reciclagem de produtos e reutilização dos materiais.

Mas e nós? O que podemos fazer em nosso dia a dia para amenizar os impactos ambientais? Principalmente nesta época de final de ano, com Nalal e Ano Novo, fica mais evidente o consumo excessivo de comida, bebidas, presentes e desperdícios?

Em épocas de festas, segundo a consultora em sustentabilidade Karina Marinheiro, algumas atitudes evitam o desperdício e diminuem muito os prejuízos causados ao ambiente, além de gerar gestos de solidariedade. "Você pode doar as embalagens de lata para quem as vende ou montar uma ceia de Natal com as sobras e depois distribuir em uma comunidade", explica ela. 

de 7

ceia de natal - Foto Getty Images

Consumo
Evite excessos na ceia. Antes de comprar três variedades diferentes de carnes e outras três de bebidas e sobremesas, reflita se você e os convidados realmente precisam de tudo isso à mesa para comemorar.

No preparo da ceia, dê preferência aos alimentos orgânicos, cujos métodos de produção priorizam o equilíbrio dos recursos naturais. Ao fazer compras de fim de ano no supermercado, prefira levar as compras em caixas de papelão. As sacolas plásticas são mais difíceis de se decompor e poluem mais.  

Presente - Foto Getty Images

Presentes
Opte por dar presentes que terão vida útil longa ou que são ecosustentáveis, como selos de certificação indicando que sua produção zela pelo meio-ambiente. Na hora da embalagem, peça uma que seja reciclável. Uma bela caixa de papelão, por exemplo. Elas são menos prejudiciais, além de serem lindas.  

festa - Foto Getty Images

Roupas
Mesmo com a oportunidade de exibir modelitos variados nas festas de fim de ano, pense se é realmente necessário gastar dinheiro com outra peça. Lembre daquele vestido belíssimo que está guardado e foi usado tão poucas vezes. Outra opção bacana é personalizar as peças antigas customizando-as com detalhes charmosos, como broches.

Aproveite também o espírito do Natal para se desfazer do que não usa mais e doar para quem precisa. Roupas, sapatos, livros, brinquedos e objetos que não te servem mais podem significar muito para quem tem menos. 

ceia de natal - Foto Getty Images

Alimentação
Quando for se servir, coloque no prato pequenas quantidades. Se ainda sentir fome, repita. Assim, você evita o desperdício de comida. Sobrou um bocado de comida da ceia? No dia seguinte, aproveite as sobras para fazer outras receitas, como bolinhos, farofas e sobremesas. Ou seja solidário e destine para quem precisa.

banho - Foto Getty Images

Água
O dia é de festa, mas o consumo precisa ser consciente da mesma forma. Evite os banhos longos que promovem o gasto desenfreado de água. Final de ano é tempo também de fazer uma faxina geral na casa e na vida: que tal reaproveitar a água para lavar vários cômodos e fechar a torneira sempre que possível?  

reciclar o lixo - Foto Getty Images

Lixo
Recicle o lixo. "Final de ano não é apenas para dar caixinha aos lixeiros e catadores, mas deve-se pensar também na segurança e no bem-estar deles, separando o lixo para a coleta seletiva e evitando colocar latas enferrujadas, alimentos estragados e qualquer objeto cortante que possa machucá-los", explica a consultora Karina Marinheiro.

Doe latas e embalagens recicláveis, para quem pode vendê-las e ganhar uma renda extra neste final de ano. "O plástico demora, em média, 100 anos para se decompor, a lata de alumínio, de 80 a 100 anos, e o vidro mais de um milhão de anos. Para que deixá-los jogados pelas ruas?", continua Karina. Embalagens de presentes? Não precisa ir para na lixeira. Guarde-as para outras ocasiões 

luz de velas - Foto Getty Images

Energia
Utilize lâmpadas econômicas na árvore de natal e na decoração, isso diminui os gastos. Mas, melhor do que isso. Será que as lâmpadas são mesmo necessárias? Outros detalhes igualmente bonitos não consomem energia e podem ser reaproveitados nos anos seguintes.

Você também pode apagar as luzes que não são necessárias. "Que tal uma ceia à luz de velas? Tem coisa mais charmosa?", diz consultora Karina Marinheiro. 

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."