Evite os desperdícios das festas de final de ano

É possível comemorar de maneira sustentável e sem prejudicar o meio ambiente

POR NATALIA DO VALE

No ano todo várias conferências são realizadas para discutir a questão do meio ambiente. Medidas diversas são propostas visando diminuir o uso de fontes não renováveis, aumentar a reciclagem de produtos e reutilização dos materiais.

Mas e nós? O que podemos fazer em nosso dia a dia para amenizar os impactos ambientais? Principalmente nesta época de final de ano, com Nalal e Ano Novo, fica mais evidente o consumo excessivo de comida, bebidas, presentes e desperdícios?

Em épocas de festas, segundo a consultora em sustentabilidade Karina Marinheiro, algumas atitudes evitam o desperdício e diminuem muito os prejuízos causados ao ambiente, além de gerar gestos de solidariedade. "Você pode doar as embalagens de lata para quem as vende ou montar uma ceia de Natal com as sobras e depois distribuir em uma comunidade", explica ela. 

Consumo

Evite excessos na ceia. Antes de comprar três variedades diferentes de carnes e outras três de bebidas e sobremesas, reflita se você e os convidados realmente precisam de tudo isso à mesa para comemorar.

No preparo da ceia, dê preferência aos alimentos orgânicos, cujos métodos de produção priorizam o equilíbrio dos recursos naturais. Ao fazer compras de fim de ano no supermercado, prefira levar as compras em caixas de papelão. As sacolas plásticas são mais difíceis de se decompor e poluem mais.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não
;