Cabelos ruivos: entenda os principais cuidados com fios naturais e tingidos

Cabelos com essa coloração natural tendem a ser mais secos e porosos, pedindo atenção especial

Mulher com cabelos ruivos - Foto: Getty Images
Aprenda os principais cuidados com os cabelos ruivos

Cabelos ruivos naturais têm a tonalidade avermelhada, por serem constituídos por um tipo diferente de melanina, a feomelanina, que possui uma mistura de pigmentos loiros e vermelhos. Essa coloração ocorre devido à genética, e normalmente pessoas com cabelos ruivos também terão cabelos lisos e mais grossos, mas cabelos cacheados e ruivos também são comuns. Como essa característica ocorre devido a uma mutação de genes recessivos, ela pode pular gerações.

PUBLICIDADE

Pessoas com qualquer coloração natural de cabelo podem também ter seus cabelos tingidos de ruivo. Nesses casos, é feito um tratamento de coloração capilar, em que a cutícula dos fios é aberta e um novo pigmento é acrescentado. Quando o tratamento é feito dessa forma, os cabelos ficam mais ásperos e ressecados, pedindo um cuidado maior.

Muitas vezes, para mulheres de cabelos castanhos atingirem um ruivo mais claro é preciso fazer uma descoloração capilar, para retirar pigmento original do fio antes de acrescentar a nova cor. Nesses casos, além dos cabelos ficarem mais ressecados e ásperos, eles também ficam mais fracos, pois é retirada a oleosidade natural dos fios, importante para sua conservação. O ideal, é que se dê um intervalo entre a descoloração e a coloração dos fios, para evitar maiores danos.


Vantagens de ter cabelos ruivos

Os cabelos ruivos, naturais ou tingidos, têm suas vantagens na aparência. De acordo com os cabeleireiros, cabelos ruivos trazem maior jovialidade ao visual, além de combinar com mulheres mais ousadas.

Principais problemas dos cabelos ruivos

Os cabelos ruivos naturais tendem a ser mais porosos, portanto tendem a perder mais água e ter mais frizz.

Já os cabelos ruivos tingidos são mais ásperos e ressecados, precisando de cuidados especiais quanto a isso. Se eles passarem por uma descoloração antes da tintura, então, serão mais frágeis e quebradiços.

Cuidados importantes para cabelos ruivos

Cabelos ruivos naturais

De olho na cor! Quem tem cabelos ruivos naturais precisa tomar muito cuidado com a oxidação dos cabelos, que pode levar ao desbotamento da cor. O sol é um dos maiores inimigos, e a exposição a ele sem um protetor nos fios pode causar a mudança da cor dos fios para um tom mais amarelado. O ideal é sempre usar produtos de proteção solar, principalmente em locais como a praia e piscina, em que o sal e o cloro aceleram esse processo.

Lavagem cuidadosa Os fios ruivos tendem a ser mais secos, por isso é preciso usar produtos específicos na sua lavagem, que tenham nutrientes e hidratem os fios. Além disso, alguns produtos possuem pigmentos que ajudam na manutenção da cor dos cabelos ruivos.

Hidratar é fundamental Como os cabelos ruivos naturais são mais secos e porosos, a hidratação é importantíssima para a manutenção da cor e da força dos fios. Ela pode ser feita no salão a cada mês e em casa semanalmente com produtos indicados por seu cabeleireiro.

Moça pintando os cabelos de ruivo - Foto: Getty Images
Cabelos pintados de ruivo se tornam mais frágeis, pedindo cuidados especiais

Cabelos ruivos tingidos

Cuidado com o sol Os cabelos ruivos tingido têm ainda mais chances de perder seu pigmento, afinal a cutícula dos fios precisa ser aberta para que a nova cor seja colocada. Por mais que sejam feitos tratamentos que selem o cabelo novamente, as cutículas terão uma tendência maior a se abrir. Portanto, o ideal é que produtos protetores solares sejam usados diariamente, mas principalmente na piscina e mar, já que o cloro e o sal ressaltam o processo de oxidação dos fios.

Retoques em casa Pessoas com cabelos coloridos devem investir em shampoos próprios, que ajudaram a repor o pigmento que o cabelo vai perdendo. Além disso, é importante seguir as orientações dadas pelo cabeleireiro, fazendo tratamento com máscaras e outros produtos.

Fios molhados, cuidado dobrado Quando os cabelos tingidos estão molhados, eles não devem ser penteados. A água torna o fio mais elástico, permitindo que ele se quebre com mais facilidade. Como os cabelos ruivos pintados são mais frágeis, a quebra é ainda pior nesses casos. Além disso, é preciso tomar cuidado com o secador: usar um produto com proteção térmica é muito importante, para garantir que os fios não sejam ainda mais danificados com o calor.

Tratamentos indispensáveis Os cabelos tingidos precisam de hidratação, já que a química os torna mais porosos. O ideal é fazer pelo menos uma nutrição pós-química no dia da coloração, e o uso de produtos específicos para cabelos tingidos para manutenção em casa. É importante sempre manter a hidratação e cauterização em dia, pois esses processos repõem os lipídios, líquidos e proteínas que podem ser perdidas quando o cabelo está muito danificado.

Cosméticos indicados para cabelos ruivos

Cabelos ruivos naturais
Para quem tem os cabelos ruivos naturais, o ideal é investir em produtos para cabelos secos, para reduzir a porosidade dos cabelos. É importante que eles tenham ativos como:

  • Proteínas
  • Colágeno
  • Óleos naturais, advindos de ingredientes como amêndoas, castanhas e mel.

Além disso, é muito importante ter um leave-in com proteção solar, para usar no dia a dia e reforçar a proteção dos fios na praia ou piscina. Os cabelos ruivos naturais podem ter sua cor desbotada ou amarelada com a oxidação causada pelo sol.

Cabelos ruivos tingidos
Os cabelos coloridos pedem cuidados para manutenção da cor. Além dos produtos hidratantes recomendados para os ruivos naturais e dos produtos para proteção solar, é importante usar produtos sem sulfatos e parabenos, pois eles mantêm a cor bonita e saudável por muito mais tempo. Também é importante que os shampoos e condicionadores sejam repositores de matérias e ricos em nutrientes que faltam nos cabelos coloridos.

Fontes

  • Cabeleireiro Sylvio Rezende, visagista do salão Tony By Sylvio Rezende
  • Cabeleireira Jô Nascimento, embaixadora da L'Oréal Professionnel
  • Cabeleireiro Cesar Augusto, do cabeleireiros do salão Mirage Três Figueiras
  • Cabeleireira Tais Maia, do cabeleireiros do salão Mirage Três Figueiras