Unhas de gel: dá para fazer em casa?

Tire essa e outras dúvidas sobre o método para alongamento das unhas

POR VINICIUS CAVALHEIRO

REVISADO POR
Dra. Denise Chambarelli
Dermatologia - CRM 457315/RJ
especialista minha vida

O que são unhas de gel?

As unhas de gel são unhas feitas à base de um gel fino e transparente. Esse material pode ser colocado sobre a unha e modelado de acordo com a forma e o tamanho que a pessoa preferir, que é um alongamento, geralmente indicado para quem tem o costume de roer as unhas. Ou é possível fazer apenas a esmaltação em gel, neste caso aplicado diretamente sobre a unha original.

PUBLICIDADE

Durabilidade das unhas de gel

As unhas de gel são conhecidas por terem durabilidade maior que outros tipos de unhas. Isso porque ela carrega alguns materiais específicos em sua composição, como penttaerythritol, isobornyl acrylate e outros elementos que aumentam a fixação do gel sem prejudicar as unhas.

Lavar a louça, lavar roupas e realizar outros trabalhos manuais podem comprometer a durabilidade das unhas de gel. Se for usada somente a base de gel na unha, ela pode durar até um mês. Já o alongamento das unhas tem uma durabilidade menor, de 15 dias, devido a necessidade de troca do produto para a unha respirar.


Como as unhas de gel são aplicadas?

Em primeiro lugar, a manicure analisará a unha da cliente, observará o tamanho, se a cliente tem o costume de roê-las, entre outras características. Em seguida, ela fará a higienização, o lixamento e, por último, o polimento para retirar a oleosidade natural presente nas unhas.

Depois disso, a manicure envolverá a unha com um molde de gel. Se a unha for muito curta, a manicure poderá colocar tips, que são alongamentos postiços de unhas. Em seguida, lixa-se a parte de cima da unha para nivelá-la corretamente e aplica-se o primer para fixar o molde de gel.

Após tudo isso, são aplicadas duas camadas de gel, que são secas em uma câmara com lâmpadas de LED. Espera-se secar e, depois, a unha está pronta para ser esmaltada (com esmalte de gel ou comum) e finalizada com um produto finalizador.

Quando não é feito o alongamento, a manicure apenas aplica a base e o esmalte com gel diretamente nas unhas, depois do lixamento e polimento.

Quanto tempo demora para aplicar as unhas de gel?

O processo dura em torno de uma ou duas horas, dependendo se houver uso de unhas postiças ou não.

Manutenção das unhas de gel

Em média, a manutenção das unhas de gel deve ser feita de 15 em 15 dias, quando o excesso de gel é lixado e a manicure aplica as camadas de gel novamente sobre as unhas originais. Após essas duas semanas de uso, o mais indicado é que a pessoa deixe a unha sem o gel por pelo menos uma semana, para garantir a saúde da unha natural e não causar qualquer prejuízo a ela.

Indicações da unha de gel

Qualquer pessoa pode usar unhas de gel, mas elas costumam ser indicadas principalmente para quem tem o costume de roer unhas e, também para mulheres que não têm tempo de ir ao salão toda semana para manter as unhas sempre em dia. Como as unhas de gel duram mais, a mulher não precisa retornar ao salão com a mesma frequência.

Contraindicações da unha de gel

As unhas de gel não costumam ser indicadas para pessoas que façam trabalhos manuais com frequência, principalmente quando há o uso de produtos químicos, pois a durabilidade das unhas tende a ser menor. Pessoas com alergia a alguma composição das unhas de gel, pessoas com diabetes e que tenham algum tipo de problema nas unhas naturais, como um ferimento, não devem fazer uso das unhas de gel também.

Pessoas com problemas de unhas fracas e quebradiças até podem se beneficiar com a técnica, mas ela pode acabar camuflando algum problema mais sério. Por isso, é importante se consultar com um dermatologista antes, para entender e tratar a fraqueza das unhas.

Riscos do uso de unhas de gel

As pessoas que colocam unhas de gel com frequência, e com isso se expõem à luz UV de maneira prolongada para realizar a secagem das unhas, devem ficar atentas tanto à fragilidade e manchas ungueais, quanto aos riscos de desenvolvimento de câncer de pele e do envelhecimento precoce.

Posso fazer as unhas de gel em casa?

Não é aconselhável. O recomendado é que se faça as unhas de gel sempre em um salão de beleza, onde todos os equipamentos e ferramentas necessários estão sempre à mão, como a máquina de aquecimento, por exemplo, que serve para selar e finalizar a aplicação.

Quem pode aplicar as unhas de gel?

As unhas de gel devem ser aplicadas preferencialmente por um profissional plenamente capacitado, como uma manicure ou nail designer que tenha estudado a técnica.

Vantagens e desvantagens das unhas de gel

A principal vantagem das unhas de gel é sua maior durabilidade. Sem manutenção, a duração e a boa aparência das unhas se mantém por até 20 dias. Esteticamente falando, elas também aparentam ser muito mais naturais do que outros tipos de unhas ? até mesmo as do tipo tips, que alongam as unhas.

No entanto, as unhas de gel não são fáceis de tirar. Esse processo, que deve acontecer no salão de beleza, juntamente com um profissional capacitado, costumar demorar 30 minutos em média. Se for feito em casa, sozinho, pode estragar as unhas, devido ao uso excessivo da acetona.

O uso de alongamentos de unha por si só também pode ser prejudicial, pois impediria o crescimento natural das unhas.

Como as unhas de gel são retiradas?

Primeiramente, as unhas são polidas. Depois, com o auxílio de um algodão com um papel-alumínio, aplica-se o removedor sobre as unhas de gel e deixa-se agir por aproximadamente 10 a 15 minutos. Em seguida, retira-se o algodão e, com uma espátula, empurra-se o que restou do esmalte, já bastante amolecido pela ação do removedor.

Já alguns métodos de aplicação mais moderno consistem somente no uso de uma película. Na hora de retirar, portanto, é muito mais fácil. Só retirar a película, sem a necessidade de usar acetona ou outro tipo de removedor.

Comparando as unhas de gel com outros tipos de unhas

De todas, as unhas de gel, ao lado das unhas de porcelana, são o tipo de unhas mais indicados. Por serem diferentes das unhas postiças, as unhas de gel também possuem durabilidade maior e são menos agressivas às unhas originais.

Além disso, as unhas de gel não enfraquecem as unhas naturais, ao contrário do que se poderia pensar.

Fontes

  • Ananda Sonsin, Consultora de Moda do Cosmopolish Nail Bar
  • Maria Silvia Benedini, proprietária do Maria Joaquina Beauty Pub Pinheiros