Escova de diamante alisa, hidrata e recupera brilho dos fios

O tratamento recebe este nome porque contém folículos de cristais, que deixam os cabelos mais brilhantes e bonitos

POR VINICIUS CAVALHEIRO

O que é a escova de diamante?

A escova de diamante é uma opção recente de alisamento em salão, que além de alisar, ajuda a realçar a cor dos fios e cuidar da hidratação ? principalmente durante as estações frias do ano, época em que todo cuidado é pouco.

PUBLICIDADE

A composição da escova de diamante é livre de substâncias nocivas à saúde, como o formol, o que aumenta o efeito de naturalidade dos cabelos. Ela recebe este nome pois sua fórmula contém folículos de cristais sintéticos, que dão mais brilho aos fios.

Outros nomes

Alisamento com diamante


Indicações da escova de diamante

A escova de diamante é uma opção muito vantajosa para quem deseja alisar os cabelos sem prejudicar a saúde dos fios e com garantia de naturalidade e durabilidade. Além de realçar a coloração e hidratar os cabelos.

Contraindicações da escova de diamante

Qualquer pessoa pode fazer a escova de diamante, desde que não seja alérgica a nenhum dos produtos que vão em sua composição, principalmente amônia.

Cabelos "virgens", ou seja, que nunca passaram por nenhum procedimento químico ou que estão sem química alguma no momento, não costumam aderir tão bem à escova de diamante.

Por conter óleo de cacau em sua composição, a escova de diamante pode aumentar a oleosidade de pessoas que tenham cabelos oleosos.

Como é feita a escova de diamante?

A aplicação da escova de diamante é bem parecida com a de outros tipos de alisamentos. Primeiramente, os cabelos são lavados e, depois, recebem uma máscara de hidratação por aproximadamente 10 minutos.

Em seguida, eles são secos e é aplicado um creme alisante com amônia juntamente a um reconstrutor capilar, por cerca de 30 minutos. Por fim, é feita uma escova e os fios são modelados e alisados por chapinha.

Pode fazer em casa?

Não, a escova de diamante é uma técnica que deve ser aplicada exclusivamente nos salões de beleza e sempre por um profissional devidamente capacitado, preferencialmente um cabeleireiro.

Sessões

A aplicação da escova de diamante é feita em somente uma sessão, e seu efeito pode durar de dois até seis meses ? desde que sejam feitas as devidas manutenções em casa. Depois disso, é possível repetir o procedimento.

Cuidados antes da escova de diamante

Não é necessário nenhum tipo de cuidado antes de aplicar a escova de diamante. O único ponto que merece atenção é o mesmo para todos os tipos de escova: fazer um intervalo entre a escova de diamante e outros tratamentos de cabelo, que possam agredir os fios.

Cuidados depois da escova de diamante

Os cuidados após a aplicação da escova de diamante devem ser os mesmos recomendados para todos os outros tipos de escova progressiva, focando no uso de produtos sem sal e que oferecem maior durabilidade à escova (xampus e condicionadores pós-química e pós-progressiva).

Seguindo adequadamente a manutenção caseira, você aumentará o tempo de durabilidade da escova de diamante, adiando uma seguida ida ao salão.

Grávidas podem fazer a escova de diamante?

A escova de diamante, assim como toda escova progressiva, é um tratamento comum feito para alisar os cabelos. Por não ter conter substâncias nocivas à saúde, como o formol, ela é indicada para todas as pessoas que desejem alisar os fios e garantir resultado natural e duradouro e que não tenham alergias ou condições estéticas desfavoráveis a esse tipo de tratamento, como cabelos oleosos demais ou cabelos virgens (sem química). No entanto, o ideal é que a gestante converse com seu médico.

Possíveis riscos da escova de diamante

A aplicação da escova de diamante não oferece grandes riscos para a saúde, pois não contém substâncias nocivas à saúde em sua fórmula. No entanto, é sempre recomendado realizar o teste da mecha antes de aplicar o produto, a fim de excluir possíveis alergias e outras reações do corpo.

Vantagens da escova de diamante

A principal vantagem da escova de diamante é o resultado garantido de naturalidade dos cabelos. Eles ficam mais soltos, disciplinados, sem frizz, tem a cor realçada e também ficam mais brilhantes, bonitos e hidratados.

Fazendo a manutenção corretamente, o efeito da escova de diamante pode durar por bastante tempo: de dois a seis meses, aproximadamente. Além disso, não contém formol em sua fórmula.

O uso de amônia não agride os fios e aumenta a durabilidade do alisamento.

Desvantagens da escova de diamante

A grande desvantagem deste tratamento para cabelo, no entanto, é seu preço. Ele é mais caro que outros tipos de progressiva, mas o valor varia de acordo com o salão de beleza. Fora isso, a escova de diamante também contém amônia em sua composição, o que pode ser prejudicial à saúde. O óleo de cacau, que também está presente na fórmula, pode aumentar a oleosidade em cabelos já oleosos.

Antes e depois da escova de diamante

Uma pessoa que optar pela escova de diamante para alisar os cabelos pode esperar um resultado 100% natural e duradouro, com restauração dos fios coloridos, maior brilho e hidratação, além de cabelos visivelmente saudáveis, mais disciplinados e livres do temido frizz.

Fontes

Andrea Caporuscio, cabeleireira e proprietária do Spa des Jardins