Relaxamento capilar: entenda os prós e contras desse tratamento para cabelos cacheados e frescos

O processo pode alisar os fios ou deixar os cachos mais soltos e menos volumosos

O que é relaxamento capilar

O relaxamento capilar nada mais é do que um tipo de alisamento químico dos cabelos, indicado para cabelos cacheados ou crespos. Ele pode alisar os fios completamente ou apenas abrir mais os cachos, depende do objetivo da cliente. Normalmente ele é feito com um produto químico chamado tioglicolato de amônia, mas também pode ser feito com guanidina e hidróxido de sódio.

PUBLICIDADE

Existem substâncias, registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que podem ser utilizadas em alisamentos capilares. Entre elas estão o tioglicolato de amônio, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio e o carbonato de guanidina.

O alisante mais adequado para cabelos com tintura são os produtos que trabalham com pH baixo (como o ácido glioxílico ou "carbocisteína"). O pH mais baixo abre menos a cutícula e a chance de alteração da tintura ou fratura da haste é menor.


Indicações do relaxamento capilar

O relaxamento capilar é indicado para mulheres com cabelos cacheados ou crespos que querem alisar os fios ou apenas deixar os cachos com menos volume e mais definição. Além de mudar a estrutura do fio, ele ajuda a dar mais brilho aos fios.

Como é feito o relaxamento capilar

Primeiro é preciso fazer um teste em algumas mechas, para ver qual produto se adapta melhor ao fio e se há algum desconforto. Depois o relaxamento capilar é feito com os fios sem lavagem. O produto é aplicado neles secos e fica agindo por cerca de 20 minutos. Depois disso, os fios são enxaguados e neutralizados e recebem tratamento adequado.

Quando feito com o tioglicolato de amônia, é comum que fique um cheiro de amônia no ambiente.

Pode fazer em casa?

Por lidar com produtos químicos, o ideal é que o relaxamento capilar seja feito em um salão de beleza com um profissional cabeleireiro capacitado e treinado. O uso errado desses produtos pode trazer diversos danos ao cabelo, podendo provocar até mesmo queda.

Sessões

Uma sessão de relaxamento é suficiente para garantir resultados por até quatro meses, mas a duração do tratamento varia um pouco de pessoa para pessoa.

Profissionais que podem fazer o relaxamento capilar

O relaxamento capilar é um procedimento complexo, que mexe com produtos químicos que pedem atenção. Por isso mesmo, ela deve ser feita com um cabeleireiro de confiança, e jamais deve ser feita em casa ou em um local em que você não confia.

Cuidados antes do relaxamento capilar

O ideal é ir ao salão de beleza sem lavar os fios no dia do relaxamento capilar. Além disso, caso o cabelo já tenha sofrido alguma química anterior, é importante que o profissional faça um teste de resistência do fio, para ver se ele é capaz de aguentar mais uma química.

Cuidados após o relaxamento capilar

Após o relaxamento capilar, é importante fazer hidratação capilar constantemente em casa e no salão de beleza, para tratar os fios e mantê-los mais bonitos e saudáveis.

Contraindicações

Se a pessoa já tem outra química nos fios, é preciso fazer um teste de resistência antes de fazer relaxamento capilar, para evitar fios quebradiços ou até a sua perda.

Grávida pode fazer?

O ideal é que grávidas evitem o procedimento, pois são usadas químicas que podem afetar sua saúde e a do bebê. Na dúvida, o ideal é prevenir.

Possíveis riscos do relaxamento capilar

Como o relaxamento é um tratamento que lida com produtos químicos, qualquer erro em sua execução pode trazer malefícios e danos ao cabelo, podendo provocar até mesmo queda. Por isso, o ideal é que o relaxamento capilar seja feito em um salão de beleza com um profissional cabeleireiro capacitado e treinado.

Antes e depois do relaxamento capilar

Os resultados do relaxamento vão variar de acordo com a intensidade do produto e o tipo de cabelo, além do desejo da cliente e do tempo que o profissional deixará os químicos agindo nos fios. É possível conseguir desde um cabelo liso e esticado até cachos mais soltos e menos volumosos.

Alie o relaxamento capilar com...

Hidratação capilar Fazer esse tratamento de rotina é importante, pois cabelos bem hidratados ajudam na qualidade dos fios e no desempenho do processo químico. É possível fazê-las no salão ou mesmo em casa, com produtos de acordo com a orientação do profissional.

Fontes

  • Dermatologista Dirlene Roth, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
  • Cabeleireiro Marcos Coraza, hairstylist do salão Gilberto Cabeleireiros
  • Cabeleireira Jô Nascimento, embaixadora da L'Oréal Professionnel