Cirurgia de correção de cicatriz: procedimento melhora aparência destas marcas

No entanto, é muito difícil as cicatrizes desaparecerem por completo mesmo com tratamento

ARTIGO DE ESPECIALISTA

Dr. Marcelo Wulkan
Cirurgia Plástica - CRM 108732/SP
especialista minha vida

O que é a cirurgia de correção de cicatriz?

Cirurgia de correção de cicatriz é o tipo de cirurgia plástica que tenta melhorar a aparência de uma cicatriz. Em geral, no entanto, é incorreto chama-la de uma ?correção?, pois não é possível garantir resultados visto que depende de fatores biológicos do paciente.

PUBLICIDADE

Quem é o profissional apto a fazer a cirurgia de correção de cicatriz?

Esta cirurgia deve ser feita por um cirurgião plástico capacitado.

Indicações da cirurgia de correção de cicatriz

A cirurgia de correção de cicatriz é indicado para:


  • Cicatrizes alargadas ou com o aspecto indesejável
  • Cicatriz hipertrófica, ou seja, elevada, rosácea, limitada a bordas da ferida, com coceira e dor, que eventualmente para de crescer e regride com o tempo, pode regredir com compressão e massagem
  • Cicatriz queloideana, ou seja, elevada, violácea, invade tecidos vizinhos, geralmente tem coceira, dor e ardor, não regride, continua crescendo, não melhora com massagem e compressão, independe da técnica cirúrgica, pode recidivar.

Contraindicações da cirurgia de correção de cicatriz

Pacientes com dificuldade para cicatrização, infecção ativa na área da cicatriz, uso crônico de corticoides e doenças do tecido conjuntivo são contraindicados para a cirurgia de correção de cicatriz.

Como é feita a cirurgia de correção de cicatriz

A remoção cirúrgica da cicatriz é feita por meio de incisões em toda a extensão da mesma. Dependendo do caso, a incisão é feita aproximadamente um milímetro dentro da cicatriz e em outras situações aproximadamente um milímetro fora da cicatriz. Após realizar as incisões, o cirurgião retira toda a cicatriz utilizando bisturi ou tesoura delicada. Não se costuma aprofundar a retirada da cicatriz além do tecido gorduroso da pele, pois geralmente só se retira toda a fibrose e tecido cicatricial propriamente dito.

Realizam-se pontos internos absorvíveis e a parte externa pode ser feita com pontos intra-dérmicos (que ficam completamente escondidos dentro da incisão) ou pontos simples. Pode-se optar por fechar a incisão também com o uso de uma fita biológica com cola, que sela a incisão completamente. Isso permite que o paciente já possa tomar banho e molhar a região operada no mesmo dia. Esta cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou anestesia local e sedação.

Antes da remoção cirúrgica, no entanto, existem alternativas de tratamento, como:

  • Compressão local: em que malhas especiais usadas por longos períodos ou placas de silicone
  • Injeção local de esteróides dentro da cicatriz
  • Radioterapia superficial
  • Cirurgia seguida de beta terapia
  • Cremes e pomadas especificas prescritas pelo cirurgião plástico.

Duração da cirurgia

A duração da cirurgia de correção de cicatriz depende do tamanho da cicatriz. Cicatrizes pequenas, de até quatro centímetros leva aproximadamente 30 minutos, enquanto cicatrizes com entre quatro e 15 centímetros pode demorar até uma hora.

Pré-operatório da cirurgia de correção de cicatriz

Não é necessário preparo algum para a cirurgia de correção de cicatriz, ela inclusive pode ser feita mesmo sem jejum, se não for usada anestesia geral.

Pós-operatório da cirurgia de correção de cicatriz

A cicatriz demora pelo menos um ano para se maturar. Durante toda a recuperação, deve-se acompanhar com seu cirurgião plástico para monitorar e orientar cuidados pós-operatórios. Além disso, mesmo após a cirurgia pode ser preciso usar pomadas, cremes ou mesmo compressão local, de acordo com a orientação do especialista.

Possíveis complicações da cirurgia de correção de cicatriz

Na cirurgia de correção de cicatriz pode ocorrer infeccao, abertura dos pontos e sangramento, mas são complicações mais raras.

Antes e depois da cirurgia de correção de cicatriz

O resultado final aparece após um ano, mas com dois a três meses já se observa grande melhora. Por muitos meses a cicatriz fica avermelhada e isso é normal. No entanto, é possível esperar uma melhora na aparência da cicatriz, mas nem sempre ocorrerá a remoção completa dela.

Fontes

Cirurgião Plástico Marcelo Wulkan (CRM: 108732), membro da Socidedade Brasileira de Cirurgia Plastica, International Confederation for Plastic, Reconstructive and Reconstructive Surgery, International Society of Aesthetic Plastic Surgery e American Society of Plastic Surgeons