Perfiloplastia: cirurgia une plásticas no nariz e queixo

Entenda como é feita essa união de procedimentos e que resultados esperar

O que é a perfiloplastia

A perfiloplastia é a cirurgia que associa dois procedimentos a mentoplastia e a rinoplastia, ou seja, a cirurgia plástica do queixo e a cirurgia plástica de nariz. Sendo que o objetivo do procedimento é melhorar significativamente a harmonia facial, tratando as duas áreas que mais contribuem para a estética do rosto.

PUBLICIDADE

Indicações da perfiloplastia

A perfiloplastia é indicada nos casos onde há uma desproporção entre nariz e queixo, pois o procedimento visa harmonizar a proporção entre ambos para melhorar a estética facial do paciente. A perfiloplastia pode ser realizada a partir dos 18 anos de idade.

Quem é o profissional apto a fazer a perfiloplastia?

O ideal é que dois profissionais participem do procedimento, o bucomaxilo e o cirurgião plástico especializado em rinoplastia. Dessa forma, o bucomaxilo fica responsável por realizar a mentoplastia e o cirurgião plástico especialista realiza a rinoplastia.


Contraindicações da perfiloplastia

A perfiloplastia não é indicada para pessoas que apresentem doenças crônicas não estabilizadas ou problemas referentes a anestesia.

Como é feita exatamente a perfiloplastia

O primeiro passo é a realização da cirurgia de mentoplastia, que geralmente requer o aumento do queixo através da colocação de um implante, como uma prótese de polietileno. Em alguns pacientes também podem ser usadas técnicas de fratura e reposicionamento dos ossos. A mentoplastia é, na maioria dos casos, realizada através de uma incisão intraoral, ou seja, pelo lado de dentro da boca.

Depois é feita a correção do nariz, que pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta, entre outros. A incisão da cirurgia do nariz geralmente também é feita internamente. Mas as técnicas utilizadas na perfiloplastia dependem das necessidades de cada caso.

Geralmente, é utilizada anestesia geral, mas em alguns casos pode ser usada a anestesia local com sedação.

Tempo médio da perfiloplastia

A cirurgia de perfiloplastia dura em média 5 horas e a permanência no hospital é de cerca de 24 horas.

Pré-operatório da perfiloplastia

O pré-operatório requer alguns exames clínicos e laboratoriais. É preciso também seguir todas as orientações do médico, como respeitar o jejum antes da cirurgia, não ingerir bebidas alcoólicas nos dias que antecedem o procedimento, parar de fumar pelo menos um mês antes da cirurgia, evitar alguns tipos de medicamentos, comunicar qualquer tipo de anormalidade ao médico, entre outros fatores que serão listados pelo cirurgião plástico.

Pós-operatório da perfiloplastia

A recuperação completa do organismo leva aproximadamente de seis meses. Nesse período, é preciso ficar de repouso durante a primeira semana.

Complicações possíveis

Dentre os riscos da perfiloplastia, há uma pequena chance de infecção em relação a cirurgia de nariz e os riscos inerentes a qualquer tipo de procedimento cirúrgico, como hematoma (sangramento), má cicatrização, riscos anestésicos, alergias aos materiais ou medicamentos e complicações cardíacas e pulmonares.

Antes e depois da perfiloplastia

O resultado são proporções mais equilibradas e uma face mais harmônica, tanto nariz quanto queixo apresentarão uma estética mais bonita e natural. Os resultados já podem ser observados após algumas semanas, mas o resultado final só pode ser analisado após seis meses.

Ambas as cicatrizes dessas cirurgias não são visíveis, pois as incisões são feitas internamente. A rinoplastia, geralmente, é feita através de incisões por dentro do nariz e a mentoplastia é realizada por meio de uma incisão dentro da boca.

Fonte
Cirurgião plástico Alan Landecker (CRM:87043), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica