Laser Nd YAG: tecnologia é usada para depilação e remoção de tatuagens

Esse tipo de laser tem um grande espectro de ação e pode ser usado em qualquer tipo de pele

O que é o laser Nd:YAG

O laser de Neodimio YAG (ítrio-alumínio-granada) é um dispositivo que emite uma série de pulsos de alta energia em breves espaços de tempo de nano segundos, em um comprimento de onda de 1064 nm, ou seja, em infravermelho. Possui amplo espectro de ação, tendo várias indicações clínicas. Por apresentar baixa afinidade pela melanina é seguro, tanto em peles claras quanto em negras e bronzeadas.

PUBLICIDADE

Outros nomes

Laser Q-Switched Nd:YAG, Laser genesis, Laser Solon Multi Station, gentle yag, Quanta System, Smart Epil

Indicações do laser Nd:YAG

O laser Nd:YAG pode ser usado no tratamento vascular (como vasinhos e varizes), tratamento de micose de unha, depilação a laser, peeling térmico, remoção de tatuagens e maquiagem definitiva e tratamento de manchas incluindo o melasma, correções de rugas faciais e cicatrizes deixadas pela acne, redução de olheiras.


Na depilação a laser, ele é eficiente tanto em pelos grossos quanto finos e também pode ser feito em qualquer tonalidade de pele, das mais claras às mais escuras. Isso porque, diferente de outros tipos de laser, ele não tem tanta afinidade com a melanina, portanto não atinge as peles morenas e negras, que tem maior quantidade desse pigmento. Na remoção de tatuagens, ele é muito indicado para as mais escuras e profundas.

Hoje ele pode ser usado na pele do rosto e do corpo, mas a intensidade do raio varia conforme a região escolhida e a finalidade com que ele está sendo usado. Atualmente estão desenvolvendo inclusive um laser desse tipo que possa ser usado na mucosa da boca e vagina.

O laser Nd:YAG é o laser com maior potencial de penetração. Portanto, pode ser utilizado para tratar alvos profundos da pele ou tecido abaixo da pele (gordura). Além disso, ele tem menor efeito inflamatório, não produz queimadura térmica, menor formação de crostas, possibilidade de eliminar ou melhorar lesões vasculares, e um menor risco de complicações.

Como o laser Nd:YAG é aplicado

A sensibilidade do paciente é individual, mas durante a aplicação do laser Nd:YAG os pacientes costumam precisar de pomadas anestésicas ou anestesia local. Imediatamente após a aplicação do laser a região tratada se torna esbranquiçada, e pode ocorrer sangramento pequeno no local. Nos dias seguintes uma casquinha irá se formar na região, como se fosse um machucado na pele.

O procedimento de aplicação varia conforme a finalidade do tratamento:

  • Depilação: a aplicação é feita ponto a ponto com o objetivo de carbonizar os fios e, principalmente, os bulbos pilares.
  • Uso vascular: deve-se fazer um pré e um pós-resfriamento da pele (o Yag da plataforma solon já possui este recurso acoplado). Depois, dispara-se o laser até sumir o vaso na mesma hora.
  • Peeling térmico: aplica-se em movimentos circulares até a pele ficar eritematosa de forma homogênea. A pele fica aveludada, mas, em poucos minutos, volta completamente ao normal.
  • Micose de unha: aplica-se na unha afetada até chegar à temperatura de 40 graus. Aí mantem por mais 3 minutos.
  • Remoção de tatuagens e maquiagens definitivas: é feita a aplicação ponto a ponto com ajuste de 10 disparos por segundo.

Sessões

A quantidade de sessões varia conforme o tratamento e também as características da pele da pessoa. Mas podem ser de quatro a até dez sessões, com intervalos que variam entre um mês a até seis meses, mais uma vez dependendo da finalidade do uso desse laser. A duração da sessão muda conforme a área a ser tratada e pode levar de 15 a 40 minutos. A manutenção pode ser necessária e normalmente é feita anualmente.

Quem é o profissional apto a aplicar o laser Nd:YAG?

O ideal é que esse laser seja aplicado por um médico, seja dermatologista ou cirurgião plástico que tenha formação na técnica.

Cuidados antes da aplicação do laser Nd:YAG

O ideal é que a pele não esteja bronzeada, portanto é importante evitar o sol antes da aplicação do laser Nd:YAG.

Existem também cuidados específicos conforme a finalidade do tratamento:

- Na depilação a laser, é importante raspar os pelos ou cortá-los bem rente à pele. Nunca retire os pelos com pinça ou faça depilação com cera.
- Em tratamentos vasculares, é importante evitar o uso de anticoagulantes sistêmicos.

Cuidados após a aplicação do laser Nd:YAG

Após o uso, é muito importante também evitar a exposição ao sol, seja cobrindo a área tratada, seja com o uso de protetor solar com FPS maior do que 30. Além disso, o médico fará recomendações específicas, como o uso de meia elástica no caso de tratamento vascular e uso de pomadas calmantes e antibióticas quando foi feita remoção de tatuagem.

Contraindicações do uso do laser Nd:YAG

A aplicação do laser Nd:YAG é contraindicada em pessoas com infecções ativas, inflamações e feridas nas áreas a serem tratadas, locais em que a pele esteja muito bronzeada e usuários de medicamentos fotossensibilizantes.

Grávida pode fazer?

Esse tratamento é contraindicado para mulheres grávidas.

Possíveis complicações e riscos da aplicação do laser Nd:YAG

O laser Nd:YAG é muito seguro e um dos que causam menos riscos e complicações. No entanto, há um risco mínimo de formação de manchas hipocrômicas (claras) e cicatrizes tipo queloide.

Pode ocorrer também dor, vermelhidão, hipertricose paradoxal (crescimento repentino dos pelos), irritação, coceira e formação de pequenas feridas na pele. Nesses casos, o médico pode recomendar corticoides de uso local, hidratantes e antialérgicos.

Antes e depois do laser Nd:YAG

O resultado varia, é claro, de acordo com a finalidade do uso do laser Nd:YAG. Em geral, a melhora de manchas ou da tatuagem já pode ser observada na primeira sessão. No entanto, a melhora e mais rápida ou mais lenta de acordo com a quantidade de pigmento. Em geral, os resultados aparecem em dois a três meses, dependendo a finalidade do tratamento.