6 usos do bicarbonato de sódio para o cabelo e para a pele

Shampoo seco, esfoliante e desodorante natural. Veja essas e outras formas de aproveitar o bicarbonato de sódio

POR AMANDA CRUZ - PUBLICADO EM 24/08/2017

Poderoso aliado no dia a dia, o bicarbonato de sódio é o típico item multiuso que todo mundo tem em casa, mas nem sempre sabe todo o potencial dele. Basicamente, esse pozinho branco também pode ser conhecido como carbonato monossódico e é vendido nos mercados em uma versão para uso culinário.

PUBLICIDADE

Porém, ele também pode ser aproveitado em alguns truques de beleza caseiros, sabia? Mas não deixe de consultar o seu médico antes de se jogar nessas dicas. Confira abaixo as dicas da dermatologista Ursula Metelmann:

1. Esfoliante para a pele

Sabe aquela sensação de pele bem lisinha e macia? Isso acontece após a esfoliação, que elimina as células mortas e limpa profundamente a região. "O bicarbonato pode ser usado como esfoliante caseiro, porque quando misturado a água ele forma uma pasta", diz a dermatologista.

Mas atenção, nem todo mundo pode usar, ok? "O risco ocorre quando a pele tem alguma sensibilidade ou quando já são utilizados ácidos em outros produtos. Portanto, o uso deve ser informado e orientado pelo seu médico dermatologista", alerta.

Receitinha: Junte três colheres de chá de bicarbonato de sódio em uma colher de chá de água para obter um esfoliante para ser utilizado no rosto ou corpo. Massageie suavemente a pele com movimentos circulares e depois enxague com água morna.

2. Hidratante potente

Sabe a pele dos joelhos ou dos cotovelos? Parece quase impossível manter essas regiões hidratadas e só produtos potentes conseguem dar conta do recado. Porém, "o bicarbonato tem a capacidade de hidratar e amaciar a pele quando adicionado aos cremes hidratantes", revela Ursula.

Receitinha: Junte uma parte de bicarbonato de sódio em três partes de creme hidratante. Massageie suavemente a pele com movimentos circulares até o creme ser absorvido completamente.

3. Desodorante natural

Por ser um neutralizador natural de odores, com função bactericida, e ter um pH que inibe o crescimento de fungos, esse item pode ser um bom substituto aos desodorantes tradicionais. "Seu estado em pó consegue absorver a umidade da transpiração e o bicarbonato também é um bom antiperspirantes natural para quem tem alergia aos convencionais", diz ela.

Receitinha: Aplique-o puro com os dedos ou com a ajuda de uma esponja de pó ou como desodorante líquido, dissolvendo duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Deixe repousar por 24 horas e coloque o liquido em um borrifador.

4. Shampoo antioleosidade

Se você é o tipo de pessoa que acorda, lava o cabelo, mas já nota os fios oleosos na metade do dia, deve saber como é difícil ter cabelos oleosos. Mas com alguns truques, é possível driblar esse problema e a dermatologista ensina uma dessas formas, utilizando todo o poder de limpeza do bicarbonato.

Receitinha: Para remover a oleosidade do cabelo, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e esfregue no couro cabeludo durante o banho. Enxague bem e condicione o cabelo ao final da lavagem.

5. Shampoo antirresíduos

Para uma limpeza ainda mais profunda, ideal para fazer antes de uma hidratação potente, é possível aliar o bicarbonato e o shampoo.

Receitinha: Para retirar resíduos de cremes e outros produtos que ficam acumulados nos fios, misture uma colher de sopa de bicarbonato ao shampoo e lave os cabelos. Faça esse procedimento uma vez por mês, para evitar o ressecamento excessivo.

6. Shampoo seco

Perdeu a hora de manhã, o cabelo está oleoso e você não tem tempo para lavar e secar? Com um shampoo seco o problema está resolvido, mas se você não tiver nenhum em casa, uma alternativa é usar o bicarbonato de sódio para absorver a oleosidade.

Receitinha: Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre a raiz do cabelo totalmente seco e esfregue vigorosamente. Esse processo também elimina o odor.