Abandone oito hábitos que destroem o seu cabelo

Pecados incluem o mau uso de produtos e até falta de cuidado ao pentear

Difícil encontrar uma mulher feliz com o próprio cabelo. Pontas duplas, raiz muito oleosa, fios quebradiços, corte com muito volume, caimento sem graça... a lista de reclamações é enorme e, não raro, nunca zera. Mas nada de ficar culpando a genética pela sua insatisfação.

"Em geral, as clientes sabem como cuidar do cabelo, mas, no dia a dia, atropelam todas as recomendações e depois sofrem com os efeitos do desleixo" , afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini, proprietário do Salão Self, em São Paulo.

A pedido do Minha Vida, ele e a gerente de P&D Hair Care da Bertin Higiene e Beleza, Luciene Bastos, revelam quais são os hábitos que mais destroem os fios e ensinam como você faz para se livrar deles até, finalmente, travar um acordo de paz com a escova.

Deixar condicionador no cabelo

Principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho a deixar resquícios do condicionador no cabelo: o cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir cabelos hidratados. "Não enxaguar adequadamente os fios, deixando resquícios do produto, vai danificar a estrutura capilar e impedir que as escamas sejam seladas", explica o especialista. O resultado aparece em forma de madeixas elásticas e quebradiças. Por isso, ao terminar a lavagem dos cabelos, certifique-se que a água que escorre saia cristalina e que o cabelo não esteja com restos do produto.