Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar
publicidade

Cuide do seu biquíni no verão

Oito dicas para manter o seu traje lindo o verão todo


Toda mulher adora estar linda com um biquíni novo e colorido, e não há nada pior do que, no meio da viagem à praia, perceber que ele já está todo desbotado ou amarelado. Para evitar decepções como essa, vale adotar alguns cuidados com os fatores que mais desgastam o traje de banho, como cloro, protetor solar e lavagem incorreta. O Minha Vida conversou com a estilista e consultora de moda Alline Barbosa, formada em Negócios da Moda pela Universidade Bandeirante, que nos deu algumas dicas para você conservar o seu biquíni nesse verão e por muitos verões mais: 

de 8

protetor solar - Foto Getty Images

Cuidado com o protetor solar
O contato do protetor solar com o tecido do biquíni pode manchá-lo ou desbotá-lo. "Essa mancha ocorre por causa do sol e do produto químico do protetor. Na pele, o protetor forma uma camada invisível e é absorvido, já no tecido, isso não acontece", explica Alline. Por isso, tenha cuidado ao passar protetor solar para não passar na roupa também.

Biquíni - Foto Getty Images

Cores luminosas ou fluorescentes
Se você passar o dia inteiro exposta ao sol para pegar um bronzeado, esqueça as cores do biquíni - além de isso poder fazer mal à saúde. "As cores luminosas são mais sensíveis, pois o seu pigmento luminoso reage mais rápido com a luz solar, fazendo com que a peça desbote com o tempo", sugere Alline. Para as cores durarem mais tempo, prefira peças apenas com detalhes luminosos e de cores neutras, como marrom ou bege.  

Biquíni Branco - Foto Getty Images

Biquíni branco não é feito para tomar sol
A estilista Alline conta que a cor branca é sensível ao desgaste. "Tanto em fundos estampados quanto lisos, o branco costuma amarelar com o tempo devido à exposição solar ou até mesmo pelo contato com o suor da pele", explica. Caso o biquíni branco fique amarelado, Alline dá a dica: "Utilize um pouco de alvejante sem cloro para tentar tirar as manchas, mas, dependendo do tecido, nem isso resolve".  

piscina - Foto Getty Images

Fique atenta ao cloro da piscina
"Ficar muito tempo em piscina que tem muito cloro pode prejudicar as fibras do biquini, que perdem a elasticidade", afirma Alline. Se você gostar muito de piscina, procure tomar um banho com água doce sempre que sair dela. 

Biquíni - Foto Getty Images

Evite enfeites de metal ou aplicações
"Enfeites e aplicações deixam, sem dúvida, a peça mais bonita e glamourosa", diz Alline. "Mas, para o detalhe durar mais tempo, procure evitar o contato contínuo com areia e água do mar."

Sobre os enfeites de metal, fique de olho no material que é usado: "Se o metal for de boa qualidade, como o zamak, não há muito problema, pois ela não esquenta e não enferruja", afirma a consultora de moda das celebridades Manu Carvalho. 

lavando roupa - Foto Getty Images

Cuidados com a lavagem
Os biquínis estão sendo feitos com tecidos extremamente tecnológicos: trama diferenciada, aplicações plastificadas etc. "Esses tecidos precisam de um cuidado especial", alerta Aline, que sugere alguns cuidados ao lavar a peça:

- Lave a peça imediatamente após o uso, à mão, usando apenas água e sabão neutro;
- Não deixe de molho;
- Não lave na máquina;
- Não passe ferro na peça;
- Não torça a peça após lavar. 

Biquíni no varal - Foto Getty Images

Deixe o biquíni secando à sombra
A consultora Manu Carvalho afirma que o ideal é deixar o biquíni secando à sombra, nunca direto no sol. "Isso por que deixa-lo muito no sol pode desbotá-lo ou amarelá-lo", alerta. Lembre-se de deixar o biquíni secando sempre em local arejado, para evitar também o mofo.  

gaveta - Foto Getty Images

Guarde em local arejado
Para evitar o mofo, Alline aconselha: "Dobre e guarde corretamente as peças em um saco plástico com furos ou de TNT e não dobre os bojos um por cima do outro". 

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."