Preste atenção nos cuidados depois da tatuagem

Higienizar corretamente e passar pomada são apenas alguns deles

POR ANA PAULA DE ARAUJO

Muitas pessoas passam anos planejando o desenho de sua tatuagem. Outras fazem no impulso, correndo o risco de se arrepender depois. Independente da escolha, depois de feita, ela precisa de cuidados. "A tatuagem nada mais é que uma ferida e, como tal, exige cuidados de higienização e cicatrização", afirma a dermatologista Flávia Martelli, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Desde a higienização até o uso do papel-filme, preste atenção a algumas recomendações de especialistas para que tudo ocorra bem na cicatrização. 

Higienize adequadamente

A limpeza frequente evita infecções. É importante o uso de sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico e do uso da pomada, para retirar o produto utilizado nas vezes anteriores. "A lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir casquinha e aspecto de ferida, o que pode se prolongar por até um mês", conta a dermatologista Flávia Martelli.

Essa higienização pode ser feita durante o banho. Não use buchas, nem sabonetes com cheiro forte para limpar a região, pois isso faz com que a incidência de alergias aumente e o processo de cicatrização seja prejudicado. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não