Dieta do metabolismo rápido: como fazer, cardápio e benefícios

A dieta já emagreceu celebridades, atletas e pessoas com doenças crônicas

POR NATHAN CÂNDIDO

REVISADO POR
Patricia Bertolucci
Nutrição - CRN 5984/SP
especialista minha vida

A Dieta do Metabolismo Rápido, também conhecida por dieta metabólica, foi elaborada pelas nutricionistas das celebridades Haylie Pamroy e Eve Adamson.

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Na dieta não se conta calorias ou gordura. Sua teoria baseia-se variar o que a pessoa come ao longo de cada semana, de acordo com um plano alimentar projetado para induzir mudanças fisiológicas que promete levantar o metabolismo. A pessoa poderá comer em boa quantidade e ainda perder peso.

Como funciona a Dieta do Metabolismo Rápido

Na dieta do metabolismo rápido, a pessoa deve variar o que come ao longo de cada semana de acordo com um planejamento alimentar de 4 semanas, sendo que cada semana é dividida em três fases:


  • Fase 1 (segunda e terça-feira): Alimentação exclusiva de carboidratos e frutas
  • Fase 2 (quarta e quinta-feira): Alimentação exclusiva de proteínas e vegetais
  • Fase 3 (sexta, sábado e domingo): Alimentação exclusiva de carboidratos, proteínas, vegetais, gorduras e óleos saudáveis.

Rotina de exercícios

  • Fase 1: Faça pelo menos um dia de cardio vigoroso
  • Exercícios aeróbicos
  • Fase 2: Faça pelo menos um dia de treinamento de força com pesos
  • Fase 3: Faça pelo menos um dia de atividade que reduz o estresse, como ioga, respiração profunda ou massagem.

Exemplo de cardápio para Dieta do Metabolismo Rápido

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo
Café da manhãFruta com aveiaFruta com aveiaOvo mexidoEspinafre e cogumelo refogadoTapioca com pasta de amendoimOmelete de espinafre, Pêssego e 1 fatia de pão sem glútenTorrada sem glúten e ovo mexido
LanchePera com canelaFrutas vermelhasAlmondegas assadasSalada com salmão grelhadoLeite de coco batido com frutas vermelhasHomus com cenoura em palitosAmêndoas
AlmoçoFrango grelhado com molho de mostarda e MaçãBatata doce, brócolis, quinoa e 5 morangosSalada, Frango grelhado com molho de limãoSalada, Frango grelhado com molho de cogumelosSalada, Bife aceboladoSalada, Hambúrguer de frangoSalada, Peixe com amêndoas
LancheLaranjaAbacaxiSalada com atumOvo de codornaGaucamole e pepinoCastanha do pará Homus com palitos de pepino
JantarMandioca, brócolis e quinoa Fusili de arroz integral com molho a bolonhesaFilé de linguado grelhado e couve refogadaSalada de hambúrguer caseiro e vagem no vaporSalada, Frango em cubos com abobrinha e cenoura. QuinoaSalada, salmão empanado no gergelim, abacate picado com tomate, limão e salsinha.Salada, Berinjela recheada com carne moída e arroz negro.

Regras da Dieta do Metabolismo Rápido

  • Comer 5 vezes ao dia. 3 refeições e 2 lanches por dia
  • Comer a cada 4 horas
  • Comer ao acordar (dentro de 30 minutos), todos os dias
  • Ficar no plano dos 28 dias completos
  • Manter as fases religiosamente
  • Comer somente os alimentos da lista de alimentos para sua fase
  • Seguir as fases em ordem
  • Beber muita água todos os dias
  • Comer orgânicos sempre que possível
  • Escolher carnes sem nitrato
  • Se exercitar 3 vezes por semana, de acordo com sua fase.

Alimentos proibidos

  • Trigo (exceto na forma germinada)
  • Milho
  • Produtos lácteos
  • Soja
  • Açúcar refinado
  • Cafeína
  • Álcool
  • Frutos secos ou sucos de frutas
  • Corantes artificiais
  • Gordura.

Benefícios da Dieta do Metabolismo Rápido

Segundo os autores, os benefícios são que cada fase se concentra em diferentes alimentos inteiros e saudáveis. Esse processo irá:

Ajuda no emagrecimento; Acalma as glândulas adrenais; Alimenta a tireóide para que ela possa produzir os hormônios T3 e T4, envolvidos no metabolismo rápido; Ajuda a regular o cortisol.

Ao manter o metabolismo tentando adivinhar o que será consumido, a pessoa irá fazê-lo funcionar mais rápido.

Este programa apresenta resultados bem-sucedidos por Haylie Pomroy. A nutricionista trabalhou com celebridades, atletas e pessoas com doenças crônicas que precisavam perder peso.

O que você deve saber antes de fazer a Dieta

Ao iniciar uma nova dieta, o ideal é contar com a avaliação de nutricionistas ou nutrólogos, para que haja equilíbrio nutricional e emagrecimento sem prejuízos à saúde.

Embora seja dito que a pessoa comerá em maiores quantidades, o cardápio é pouco calórico. Por isso, varie o máximo possível nos alimentos consumidos e pare imediatamente se estiver se sentindo fraco.

Além disso, esta dieta não é aconselhável para pessoas com patologias como diabetes, doença renal e problema no fígado.