Leite de coco: benefícios e receita caseira

Alimento pode auxiliar na perda de peso e fortalecer imunidade

POR NATHAN CÂNDIDO

O leite de coco é extraído da polpa do fruto do coqueiro, um dos principais recursos vegetais da humanidade. Rico em nutrientes essenciais, o leite é muito usado para fins medicinais, alimentícios e agroindustriais.

PUBLICIDADE

Ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Metade das gorduras boas do leite de coco é composta por ácido láurico, que melhora o colesterol e possui efeito contra vírus e bactérias. Além disso, o leite de coco apresenta uma pequena quantidade de vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, proteína e uma boa quantidade de potássio, ferro e ácido láurico.

O leite de coco pode ser feito em casa, usando a fruta. Dessa maneira você consegue a bebida sem nenhum aditivo e ainda pode aproveitar todos os nutrientes. Confira os benefícios desse alimentos e como fazê-lo em casa:


Principais nutrientes do leite de coco

Leite de coco (100 g)
Calorias230 kcal
Gorduras totais24 g
Gorduras saturadas21 g
Gorduras poliinsaturadas0,3 g
Gorduras monoinsaturadas1 g
Colesterol0 mg
Sódio15 mg
Potássio 263 mg
Carboidratos 6 g
Fibra alimentar2,2 g
Açucar3,3 g
Proteínas2,3 g
Vitamina A0 IU
Cálcio 16 mg
Vitamina D0 IU
Vitamina B12 0 ug
Vitamina C2,8 mg
Ferro 1,6 mg
Vitamina B60 mg
Magnésio 37 mg

Benefícios do leite de coco

Perda de peso: Novas pesquisas vêm mostrando que as pessoas que incluem mais gorduras saudáveis ??em sua dieta, como os triglicérides de cadeia média (TCM), comem menos do que aqueles que não consomem gordura.

O consumo da gordura do coco associada a uma dieta equilibrada auxilia na perda de peso, pois os TCM são absorvidos no intestino e transportados para o fígado, onde são oxidados e rapidamente se transformam em energia, logo, não há armazenamento dessa gordura no corpo. Além disso, os TCM induzem a saciedade, auxiliando assim no controle da fome.

Pele e cabelos saudáveis: Os ácidos graxos no leite de coco são um antisséptico natural e podem ajudar a tratar a caspa, infecções de pele, feridas e pele seca e pruriginosa. Além disso, o alto teor de ácidos graxos no leite de coco serve como um hidratante natural para a pele saudável e pode ajudar a reparar rugas e flacidez no envelhecimento da pele.

Um estudo realizado em 2003 mostrou que o óleo de coco, presente no leite de coco, tem potencial hidratante e pode promover melhora na elasticidade da pele. Por conter ação antioxidante, também age contra a ação dos radicais livres que estão associados com o envelhecimento precoce da pele. Este mesmo estudo também relaciona o uso de óleo de coco na redução do dano capilar, porém a ação não é bem esclarecida.

Ajuda a reduzir os riscos de anemia: O leite de coco apresenta 1,6 mg de ferro por 100g de alimento. Esta quantidade é significativa e pode sim ajudar a reduzir os riscos de anemia.

Controle do colesterol: Estudos vêm mostrando que sua gordura saturada não aumenta o colesterol como era a grande preocupação. Ou seja, ele não aumenta, o que acaba ajudando a manter o controle do colesterol.

Fortalece o sistema imunológico: A gordura do leite de coco é importante no fortalecimento do sistema imunológico. O leite de coco contém ácido láurico, lípidos antimicrobianos e ácido cáprico, que possuem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. O corpo converte ácido láurico em monolaurina, que pode combater os vírus e bactérias.

Como usar o leite de coco

O leite de coco pode ser utilizado substituindo o leite de vaca e consumido puro. Pode ser acompanhado de cacau em pó, canela ou café. Além disso, ele é utilizado como uma base de cozimento em várias receitas, como bolos e panquecas.

Outras opções são para o preparo de mingau ou sopas, e no preparo de peixes e legumes.

Não existe quantidade ideal a ser consumida, porém nenhum alimento deve ser consumido em grandes quantidades. Devemos ter uma alimentação variada. O leite de coco deve ser introduzido no lugar do leite.

O leite de coco também pode ser usado para hidratação da pele e cuidados com o cabelo. Por ser extremamente nutritivo, ele pode deixar a pele saudável e ajudar na recuperação da flacidez. Além disso, é um hidratante natural para os cabelos, além de possuir ácidos graxos, o que pode ajudar no combate contra a caspa e feridas,

Contraindicações

Embora seja um alimento muito nutritivo, é calórico e deve ser consumido com moderação.

Perguntas frequentes

Em termos nutricionais, o leite de coco pode substituir o leite materno?

R: Não. O leite materno apresenta uma composição única e perfeita para os bebês. Porém, o leite de coco pode ser adicionado ao plano alimentar quando o bebê passar a ingerir outros líquidos e alimentos. Isso porque o ácido láurico da bebida também está presente no leite materno. Ele é responsável por combater infecções e impulsionar a imunidade.

O leite de coco pode substituir o leite de vaca em casos específicos, como de intolerância à lactose?

R: O leite de coco caseiro é uma opção saudável e saborosa para pessoas com intolerância à lactose ou alergia aos compostos do leite de vaca. Estudos científicos mostram que grande consumo de leite de vaca, somado a uma alimentação rica em açúcares e refinados, pode gerar processos alérgicos e inflamatórios. O leite vegetal, por ser natural e puro, não contém aditivos alimentares ou substâncias químicas. Além disso, ele contém mais nutrientes quando comparado com leite de vaca industrializado.

Receita de Leite de coco caseiro

O leite de coco pode ser preparado na cozinha de casa, apenas batendo no liquidificador a polpa do coco e adicionando água quente para então coá-lo. O preparo pode ser repetido algumas vezes para conseguir consistências diferentes: mais concentrados ou com sabor mais leve.

Ingredientes

  • 1 xícara de polpa de coco ralada ou picados
  • 5 xícaras de água quente

Preparo

Coloque a água para ferver. Apague o fogo e adicione o coco. Você pode ralar o coco para facilitar no preparo. Deixe por 15 minutos na água. Liquidifique essa mistura e em seguida coe com a ajuda de um coador de pano próprio para coar. Se quiser o leite mais concentrado, reduza a quantidade de água e repita o processo por mais 2 vezes usando o mesmo coco do início da receita.

O resíduo da polpa do coco que sobrar poderá ser usado em receitas ou desidratado no forno. Guarde o leite de coco pronto em uma garrafa com tampa sob refrigeração por até 3 dias.

Fontes

  • Paula Crook, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição
  • Izabelle Coe, especializada em Nutrição Esportiva, com MBA em Segurança Alimentar