Benefícios chá de camomila: bebida tem ação calmante

Receitas com o chá e principais nutrientes

O que é o chá de camomila?

Copo com chá de camomila e a planta camomila - Foto: Getty Images
Chá de camomila é aliado da calma, mas pode trazer outros benefícios para a saúde

O chá de camomila é feito com as folhas e flores da camomila, a Chamomilla recutita (L). Rauschert, que é uma planta herbácea e aromática.

PUBLICIDADE

A flor da camomila, quando imersa em água quente para preparar o chá, libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas ansiosas, quem têm cólicas e inchaço, além de ser boa para pele.

Principais nutrientes da camomila

Erva camomila (100 g)
Calorias1 kcal
Proteínas0 g
Gorduras totais0 g
Carboidratos0,2 g
Cálcio2 mg
Ferro0,08 mg
Magnésio1 mg
Potássio9 mg
Sódio1 mg
Zinco0,04 mg
Tiamina (Vitamina B1)0,01 mg
Riboflavina (Vitamina B2)0,004 mg
Ácido fólico (Vitamina B9)1 DFE
Vitamina A20 UI
Vitamina D0 mcg
Vitamina E0 mg
Vitamina K0 mcg

Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USD)


Os principais nutrientes do chá de camomila são os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Esta última é importante porque combate os radicais-livres e previne doenças cerebrais degenerativas - como o Alzheimer -, câncer e outras complicações.

A cumarina também está presente no chá de camomila e ela possui ações antioxidante e antibacteriana. A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a córnea.

Benefícios comprovados da camomila

Ajuda a acalmar: O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. Isso porque a planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos (remédios tranquilizantes), reduzindo a ansiedade.

Benefícios em estudo da camomila

Bom para a pele: Ainda não há consenso sobre este benefício do chá de camomila, mas alguns estudos têm mostrado que os óleos essenciais presentes na flor de camomila, liberados durante a preparação do chá, podem ser beneficos quando aplicados diretamente sobre a pele em compressas.

Isso porque eles teriam propriedades anti-inflamatórias, que atuariam contraindo os vasos sanguíneos e ajudando a reduzir a vermelhidão, arroxeado e inchaço da pele, sendo especialmente benéfico para reduzir olheiras.

Reduz cólicas: Por sua atividade antiespasmódica, ou seja, que ajuda a reduzir a contração involuntária dos músculos, o chá de camomila pode ajudar a reduzir as cólicas intestinais e também os gases.

Reduz o inchaço: A camomila contém camazuleno, um composto químico que auxiliaria na redução do inchaço. Ela também tem ação benéfica no fígado, ajudando na eliminação de gordura, o que também beneficiaria pessoas que querem emagrecer - quando aliado a uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

Ação anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória do chá de camomila pode ser benéfica em diversos problemas, entre eles as artrites e outras doenças reumáticas. Converse com o seu médico para saber se o chá pode ajudar no seu caso.

Quantidade recomendada de camomila

A orientação é consumir entre três e doze gramas da planta da camomila seca, sendo que para preparar uma xícara de 200 ml de chá de camomila pode-se utilizar uma colher de sobremesa da planta seca. Também é recomendado que não se ultrapasse o consumo de duas ou três xícaras de chá de camomila por dia.

Como preparar o chá de camomila

Para beber: Utilize cerca de uma colher de sobremesa da planta seca para 200 ml de água. Depois de fervida a água, adicione a camomila seca e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e está pronto para consumir. Recomenda-se não ingerir mais do que três xícaras do chá por dia.

Como compressa: Para utilizar o chá de camomila como compressa, prepare o chá da mesma forma que faria para beber. Depois espere até que ele esteja mordo, pegue um pano bem limpo, mergulhe-o na bebida e coloque-o que suavemente sobre os olhos. Deixe por alguns minutos e retire.

Interações da camomila

Pessoas que fazem uso de anticoagulantes devem evitar ingerir o chá de camomila. Isto porque a erva pode reduzir a eficácia de alguns medicamentos voltados para combater a doença.

Contraindicações

O chá de camomila não é indicado para gestantes por existir a possibilidade de elevar o risco de aborto. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar o consumo da bebida.

Riscos do consumo excessivo

O excesso de chá de camomila pode causar sedação, hipotensão, diarreia, insônia, excitação nervosa, náusea e vômitos.

Referências

Maria Angélica Fiut, nutricionista e fitoterapeuta presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia - CRN: 05101043/04.

Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão - CRN: 21838/03.
Maria Eugênia Gutheil, nutricionista consultora da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos Dietéticos - CRN: 42874/03.