Unha-de-gato: fitoterápico é indicado para inflamações

Medicamentos derivados da erva são distribuídos gratuitamente no sistema público de saúde

Trepadeira unha-de-gato - Foto: Getty Images
A unha-de-gato recebe esse nome devido aos seus espinhos, que se assemelham às garras desse animal

Unha-de-gato é uma erva com o nome científico de Uncaria tomentosa. Ela é uma trepadeira encontrada principalmente na floresta amazônica e em outras regiões de clima tropical nas Américas do Sul e Central.

PUBLICIDADE

Ela começou a ser usada pelos indígenas de forma medicinal, em tratamentos de processos inflamatórios e degenerativos, como método contraceptivo e também para combater úlceras gástricas. Isso chamou atenção de cientistas, que começaram a estudar suas propriedades. Atualmente ela é reconhecida como um fitoterápico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), indicada por suas propriedades anti-inflamatórias.

Nutrientes da unha-de-gato

A unha de gato é rica em flavonoides, substâncias com funções antioxidantes no organismo, ou seja, impedem a ação dos radicais-livres no organismo, prevenindo o envelhecimento celular e até mesmo mutações que poderiam levar a um câncer.


Além disso, ela contém alcaloides, compostos que aumentam a capacidade das células de atacar, capturar e eliminar organismos estranhos, habilidade exercida principalmente pelas células de defesa do organismo.

Benefícios reconhecidos da unha-de-gato

Anti-inflamatório natural Hoje a unha-de-gato é vendida como fitoterápico anti-inflamatório, principalmente para pacientes com artrite reumatoide e osteoartrite. Isso ocorre principalmente devido a seus flavonoides e propriedades antioxidantes, que reduzem os efeitos da inflamação no organismo.

Imunoestimulante Estudos mostram também que a unha-de-gato pode estimular o sistema imunológico. Provavelmente isso se deve aos seus alcaloides, capazes de ajudar as células de defesa do organismo em sua fagocitose, processo em que as células atacam e capturam corpos estranhos e os digerem, eliminando-os.

Benefícios em estudo da unha de gato

Redução da pressão arterial Estudos mostram que os alcaloides tetracíclicos e indólicos, outros tipos comuns na unha-de-gato, são capazes de reduzirem a pressão arterial por serem vasos dilatadores, tornando-a um potencial aliado para quem tem hipertensão.

Como usar e quantidade recomendada

Hoje a unha-de-gato é distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro nas formas de comprimido, cápsula e gel. Ele também pode ser encontrado com extrato líquido para ser consumido via oral.

  • Extrato fluído oral: 2,5 a 5 mL de 1 a 2 vezes ao dia
  • Comprimido: 350 g de 2 vezes ao dia
  • Cápsula: 300 a 500 mg (1 cápsula) de 2 a 3 vezes ao dia

O indicado é usar o fitoterápico por até no máximo oito semanas.

Contraindicações da unha-de-gato

A unha-de-gato é contraindicada para gestantes e lactantes, já que não se sabe os efeitos delas nessas pessoas.

Além disso, pacientes que serão submetidos a transplantes devem evitar esse fitoterápico, já que seu efeito imunoestimulante pode estimular a rejeição do órgão transplantado.

Efeitos colaterais

A unha-de-gato potencializa a ação de medicamento anticoagulantes, o que pode aumentar o risco de ter hemorragias.

Interações

A unha-de-gato pode ter interações medicamentosdas com os seguintes compostos:

Fontes consultadas

Farmacêutico Sérgio Tinoco Panizza, presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterapia


Memento Fitoterápico - Farmacopeia Brasileira, 1ª Edição - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 2016