Coentro: veja seus benefícios e como consumir

Planta possui um efeito antioxidante e é aliada da visão e pressão arterial

O coentro (Coriandrum sativum L.) é considerado uma erva aromática e por isso muito utilizada como tempero. Ele proporciona uma série de benefícios para a saúde. Entre eles: diminuir o risco de doenças cardiovasculares, degenerativas e câncer devido à ação antioxidante. O coentro também contribui para o controle da pressão arterial e é bom para a visão.

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Benefícios em estudo do coentro

Ação antioxidante: Os nutrientes presentes em maior quantidade no coentro citados acima são todos considerados potentes antioxidantes. Por isso, o tempero oferece benefícios como a diminuição do risco de doenças degenerativas, doenças cardiovasculares e câncer.

Contribui para o controle da pressão arterial: O coentro ajuda no controle da pressão arterial porque conta com potássio. O excesso de sódio favorece o aumento da pressão arterial. Com a ingestão de boas quantidades de potássio há o equilíbrio entre os elementos. O potássio exerce um efeito positivo no tônus vascular contribuindo para a redução da pressão arterial.


Aliado da visão: A luteína e a zeaxantina, presentes no coentro, têm efeito protetor da mácula ocular, região dos olhos responsável parcialmente pela qualidade da visão. Assim, elas previnem a degeneração macular senil, doença que acomete os idosos levando à uma perda progressiva da visão.

Nutrientes do coentro

O coentro conta com boas quantidades de betacaroteno, que contribui para a pele saudável, protege a visão e é importante para os ossos, imunidade, cabelos e unhas. O potássio, que ajuda no controle da pressão arterial, também está presente na planta.

A vitamina C, que melhora a imunidade e diminui o estresse, a vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos, e a luteína e a zeaxantina, dois poderosos antioxidantes, estão presentes no coentro.

Apesar de conter boas quantidades de nutrientes, o coentro tem um cheiro e sabor muito fortes. Então, ele é usado em pequenas quantidades na culinária, caso contrário o sabor dos pratos muda muito. Assim, esses nutrientes não são consumidos em quantidades suficientes apenas com a ingestão do coentro.

NutrientesUma xícara de coentro (4 gramas)
Calorias1
Cálcio 3 mg
Potássio21 mg
Fósforo2 mg
Vitamina C1.1 mg
Folato2 mcg
Vitamina A13 mcg
Vitamina K12.4 mcg

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Quantidade recomendada

Não existe um referência oficial para a quantidade de coentro ao dia, mas por ter um sabor muito forte o ideal é não exagerar seu uso nas preparações culinárias.

Como consumir

As folhas de coentro são utilizadas para temperar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparações à base de ovos. Ele pode ser ingerido in natura ou seco. Ao comprar as folhas in natura, opte por aquelas mais frescas com cor verde vivo e sem manchas.

Riscos do consumo em excesso

Contraindicações do coentro

Não há contraindicações para o consumo do coentro.

Fonte consultada

Nutrólogo e clínico geral Roberto Navarro, especialista do portal Minha Vida.