Waxy Maize é uma boa fonte de energia para atletas

Suplemento é aliado dos músculos e evita picos de insulina no organismo

Saiba tudo sobre o waxy maize - Foto: Getty Images
Saiba tudo sobre o waxy maize

Waxy maize, que traduzido para o português quer dizer milho ceroso, é um suplemento nutricional a base de carboidrato de milho. Esta espécie de milho ceroso é chamado de Zea Mays e tem uma maior proporção de amilopectina, amido que exige um maior tempo para ser digerido, e consequentemente, proporciona liberação mais linear e continua de carboidratos para o organismo.

PUBLICIDADE

Assim como outras fontes de carboidratos, o waxy maize é essencial para o preparo, manutenção e recuperação após os exercícios, isto porque ele irá fornecer energia e ainda proteger os músculos.

Benefícios do waxy maize

Bom para os músculos: O waxy maize é uma fonte de carboidratos e quando nosso corpo possui boas quantidades deste macro nutriente não é necessário utilizar a energias das proteínas. Assim, as proteínas podem ser utilizadas para reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios. Esses músculos são reparados e ficam mais fortes.


Bom para quem pratica exercícios: O waxy maize proporciona a liberação de energia de forma contínua e prolongada, por isso, pode ser interessante tanto no pré-treino quanto no pós-treino tardio.

Ajuda na absorção de outras substâncias: Tanto o waxy maize como qualquer outro carboidrato, ajuda no processo de absorção de outras substâncias. Por aumentar a insulina circulante, que tem como função sinalizar entre outros tecidos o músculo esquelético, e assim aumentar a translocação de receptores celulares de glicose GLUT4, quem além de translocar a glicose para dentro da célula, por processo chamado de co-transporte, também permite que outros nutrientes entrem na célula muscular.

Evita picos de insulina: O waxy maize é elaborado com uma variedade de milho chamada Zea Mays. Este tipo de milho tem uma maior proporção de amilopectina, amido que exige um maior tempo para ser digerido, e consequentemente, proporciona um liberação mais linear e continua de carboidrato na circulação. Desta forma não ocorrer picos de insulina e a pessoa pode ficar saciada por mais tempo.

Como consumir

O waxy maize é fonte de energia para atletas  - Foto: Getty Images
O waxy maize é fonte de energia para atletas

O waxy maize só pode ser ingerido quando orientado por nutricionista ou médico. Caso contrário, o uso não é recomendado. Este suplemento pode ser consumido entre 90 e 30 minutos antes do treino quando não é possível consumir algo sólido. Ele também pode ser ingerido no pós-treino tardio, ou seja, algumas horas após o exercício.

Waxy maize x dextrose x maltodextrina

Todos esses suplementos são fontes de carboidratos, mas eles contam com funções diferentes e cada um pode ser interessante para momentos distintos. Existem momentos em que é necessário uma liberação rápida e acentuada de energia, então, a dextrose é a melhor opção. Em outros, é preciso de uma liberação um pouco menos rápida e a maltodextrina é uma boa opção. Há outras situações em que é necessário uma liberação continua e prolongada, então o waxy maize é a melhor alternativa. Portanto, não é correto afirmar que um desses suplementos é melhor do que o outro.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de waxy maize será indicada pelo nutricionista ou nutrólogo com base na dieta da pessoa e o quanto de exercícios ela realiza.

Riscos ao ingerir em excesso

O consumo excessivo de energia, na forma de waxy maize ou não, pode levar ao acúmulo de gordura corporal e consequente aumento do percentual de gordura corporal.

Fonte consultada:

Nutricionista do esporte Israel Adolfo, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). CRN3: 21.752