Camomila é aliada para uma boa noite de sono

Flor também pode ser benéfica para a pele, reduz inchaço e cólicas

Camomila ajuda a ter uma boa noite de sono - Foto: Getty Images
Camomila ajuda a ter uma boa noite de sono

A camomila, Chamomilla recutita (L). Rauschert, é uma planta herbácea e aromática. Sua flor possui óleo essencial composto por terpenos, flavonoides e outras substâncias orgânicas, que possuem ações anti-inflamatória e antioxidante. Por isso, ela ajuda a acalmar e também pode ser boa para a pele, cólicas, inchaço e outros problemas.

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Principais nutrientes da camomila

Os principais nutrientes da camomila são os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e também conta com ação antioxidante. Esta última é importante porque combate os radicais livres e previne doenças cerebrais degenerativas, câncer e outras complicações.

A cumarina também está presente na camomila e ela possui ações antioxidante e antibacteriana. A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a córnea.


Benefícios comprovados da camomila

Ajuda a acalmar: A camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. A planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina presente na planta liga-se a receptores GABA-A cerebrais, de maneira semelhante aos benzodiazepínicos, que age reduzindo a ansiedade.

Benefícios em estudo da camomila

Bom para a pele: Os óleos essenciais e flavonoides encontrados nas flores de camomila têm propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a vermelhidão e inchaço da pele, particularmente quando aplicado diretamente na pele em um creme ou compressa. A erva também pode diminuir as olheiras. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o benefício.

Reduz cólicas: Por sua atividade antiespasmódica a camomila pode ajudar a reduzir as cólicas intestinais e também os gases.

Camomila conta com um efeito calmante - Foto: Getty Images
Camomila conta com um efeito calmante

Reduz o inchaço: A camomila contém camazuleno, além de outros compostos químicos que ajudam a reduzir o inchaço.

Ação anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da planta pode ser benéfica em diversos problemas, entre eles artrite e doenças reumáticas.

Quantidade recomendada de camomila

A orientação é consumir entre três e doze gramas da planta da camomila seca, sendo que para elaborar uma xícara de 200 ml de camomila pode-se utilizar uma colher de sobremesa da planta seca.

Como consumir a camomila

A maneira correta de consumir a camomila é na forma de chá. Utilize cerca de uma colher de sobremesa para 200 ml de água. Quando a água estiver fervendo, adicione a camomila seca e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Depois, coe e está pronto para consumir.

A camomila tem ação antioxidante - Foto: Getty Images
A camomila tem ação antioxidante

A camomila também pode ser utilizada na forma de compressas para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.

O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.

Interações da camomila

Pessoas que fazem uso de anticoagulantes devem evitar o uso da camomila. Isto porque a erva pode reduzir a eficácia de alguns medicamentos voltados para combater a doença.

Contraindicações

A camomila não é indicada para gestantes por existir a possibilidade de elevar o risco de aborto. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar o consumo da camomila.

Riscos do consumo excessivo

O excesso de camomila pode causar sedação, hipotensão, diarreia, vômitos e náuseas.

Fontes consultadas:

Nutricionista e fitoterapeuta Maria Angélica Fiut, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).
Nutricionista Maria Eugênia Gutheil, consultora da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos Dietéticos.