"Dia do Lixo" pode aumentar risco de diabetes, indica estudo

Consumo exagerado de alimentos gordurosos pode elevar a resistência à insulina

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 12/09/2017

Seguir uma dieta à risca não é tarefa fácil, especialmente em comemorações onde é quase impossível resistir a um docinho. No entanto, especialistas não recomendam o hábito de "enfiar o pé na jaca" ou ter um "dia de lixo" e decidir compensar tudo no dia seguinte.

PUBLICIDADE

Um estudo realizador por pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, descobriu que apenas um único dia de exagero na alimentação exagero já pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Para análise, os cientistas acompanharam 15 jovens adultos saudáveis antes e depois de ter uma dieta com alto teor de gordura, como salsichas, bacon, ovo frito, hambúrguer, queijo e cheesecake. Os participantes passaram por exames de tolerância à glicose antes e depois das comilanças.

De acordo com os resultados, publicados no periódico Nutrients, o excesso de alimentos gordurosos durante um período de 24 horas aumenta os níveis de glicose no sangue e reduz a sensibilidade à insulina.

Desta forma, esse hábito nada saudável aumenta um fenômeno conhecido como resistência à insulina, uma situação onde há um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e o funcionamento desta quantidade de insulina, podendo resultar em diabetes.

"Isso é importante, pois o excesso de níveis de açúcar pode ser tóxico. Não só isso, mas sustentada pela alta produção de insulina podendo levar à disfunção pancreática e à incapacidade de produzir insulina quando é necessário. Essa descoberta destaca a necessidade de estar conscientes do que comemos e de como isso pode afetar nossa saúde", comentou o Dr. Carl Hulston

Embora o estudo seja pequeno e restrito, as conclusões indicam o quão importante é evitar exageros. Além disso, traz visibilidade para temas como compulsão alimentar e bulimia, transtornos alimentares muito comuns.

"No geral, apesar do nosso modelo de dieta tenha sido bastante extremo, nossos dados mostram a rapidez com que a alimentação exagerada com alto teor de gordura pode impactar negativamente o controle glicêmico", finalizou Hulston.