Restringir o consumo de açúcar leva à perda de quase 1kg

Estudo afirma que baixa no peso pode ser percebida em dez semanas

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 16/01/2013

Reduzir o consumo de açúcar pode ter um impacto importante no emagrecimento, como afirma uma revisão de 71 estudos feita pela Universidade de Otago e pelo Instituto Riddet, ambos na Nova Zelândia. Os resultados foram publicados dia 15 de Janeiro no British Medical Journal.

O tempo máximo de duração dos estudos foi de oito meses, sendo que a maioria durou menos de dez semanas. Mesmo com o pouco tempo de análise, foi possível perceber que a redução no consumo de açúcar resulta em uma diminuição de 0,8kg, em média. Já o aumento da ingestão gerou um acréscimo de 0,75kg.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, em 2003, que a ingestão de açúcar fosse limitada a 10% das calorias diárias. De acordo com a agência, esse estudo serve para reforçar essa recomendação. Em uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, o recomendável é não ultrapassar quatro colheres de sopa rasas de açúcar - é importante ressaltar, no entanto, que essa quantidade também inclui alimentos industrializados que levam mel ou xaropes doces em sua composição.

 De acordo com os autores, os resultados foram pouco consistentes em crianças, no geral porque elas são mais propensas a desobedecer às recomendações. Uma coisa, no entanto, ficou clara: o risco de obesidade infantil foi bem maior entre aquelas que consumiam maior quantidade de bebidas adoçadas, como sucos e refrigerantes.

Troque o açúcar por estes sete substitutos saudáveis
Apesar de ser agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado não carrega quantidades significativas de nutrientes e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização. Mas há uma saída para manter a saúde sem tirar o doce da alimentação: o jeito é substituir esse vilão por adoçantes (químicos ou naturais) mais saudáveis, que agregam valor nutricional à sua alimentação. Conheça alguns adoçantes e escolha o que melhor se adapta a sua rotina alimentar:

Seu peso dos sonhos é ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso atual e sua
meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não
;