Emagrecimento e qualidade de vida dependem de você

Está na hora de começar a tomar uma atitude e ser mais saudável

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 15/12/2010

foto especialista
Roberto Navarro

Nutrologia

É recente na área da saúde o interesse pelo conceito qualidade de vida, e isso só aconteceu por conta dos acontecimentos que vem influenciando a população em geral nos últimos tempos.

Todos os dias envelhecemos um pouco, e essa contagem começa quando, ainda no berçário, abrimos pela primeira vez nossos olhos e contemplamos a cara sorridente de nossos pais. Por muito tempo tentamos ignorar esse fato que afeta todos nós, independentemente de cor, sexo e raça. Porém, é a maneira como escolhemos envelhecer que vai ditar nosso futuro.

Hoje, graças aos avanços na área da saúde, podemos viver muito mais e com muito mais saúde, consequentemente com mais qualidade de vida. Porém, estudos indicam um grande aumento das doenças crônico-degenerativas, tais como diabetes e pressão alta, ocasionadas principalmente pelos erros nutricionais e estilo de vida. 

Tudo depende da sua decisão de se cuidar.

Os avanços nos tratamentos preventivos e as possibilidades efetivas de controle dessas patologias têm acarretado o aumento da sobrevida e/ou a vida longa das pessoas que são acometidas por esses males. Mas, muitas vezes, o paciente só busca ajuda após a doença ter se instalado, não entendendo o fato de que é preciso prevenir para não remediar.

Assim, a medicina hoje se vê confrontada com a necessidade de avaliar mais detalhadamente as condições de vida dessas pessoas, aumentando assim sua longevidade e qualidade de vida. Porém, para que possamos viver mais e melhor, é preciso adotar hábitos saudáveis e de estilo de vida, como a prática regular de exercícios físicos e um padrão adequado de alimentação e nutrição, assim como a visita ao médico para exames de rotina. 

É preciso entender que saúde é o produto de uma gama de fatores relacionados, que incluem um padrão adequado de comportamento, não existindo, portanto, soluções rápidas e mágicas para consegui-la. Tudo depende da sua decisão de se cuidar. Por isso, deixe as desculpas de lado e se cuide, não espere a segunda feira ou o próximo ano para se priorizar. Tome as rédeas de sua vida e descubra uma maneira mais leve e saudável de vivê-la. Acrescente Vida aos próximos anos e não apenas mais anos à vida. 

Seu peso dos sonhos é ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso atual e sua
meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não
;