Dieta low carb, high fat: benefícios e cuidados ao fazer

Entenda como é este método de emagrecimento, quais alimentos ingerir e se ele realmente emagrece

A dieta low carb, high fat propõe justamente o que seu nome diz: reduzir o consumo de carboidratos e aumentar o de gorduras. Apesar de não estar no nome da dieta, o consumo de proteínas também aumenta neste método.

Contudo, para que o método não cause problemas, é importante ficar atento ao quanto reduzir de carboidratos e quais tipos ingerir. Também é essencial prestar atenção a quais proteínas e gorduras são consumidas e o quanto pode ser consumido de cada uma delas.

A seguir veja as respostas para estas e outras questões sobre a dieta low carb, high fat:

Por que emagrece

Primeiramente, a dieta low carb, high fat só irá funcionar se houver uma redução das calorias ingeridas. Isto porque para que a perda de peso ocorra a pessoa precisa ingerir menos energia do que gasta. O possível motivo para a eficácia da dieta low carb, high fat é a saciedade que as gorduras proporcionam. "O carboidrato é metabolizado mais rapidamente pelo organismo, fazendo com que a pessoa sinta fome antes, enquanto as gorduras demoram mais", explica o médico nutrólogo Paulo Henkin, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). A dieta low carb, high fat defende também a maior ingestão de proteínas. Este macronutriente também proporciona maior saciedade, pois sua absorção é mais lenta.