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Compare sete tipos de sorvete e escolha o melhor para a dieta

Sobremesa à base de soja é rica em proteínas e os smoothies têm muita vitamina


Para se refrescar ou como sobremesa, nada melhor do que um picolé em um dia muito quente. Mas qual versão escolher é um dilema, principalmente se você está fazendo alguma dieta para emagrecimento e precisa tomar cuidado redobrado com recheios e coberturas. "Algumas versões são mais magras que outras, mas nada impede você de aproveitar os diferentes tipos de picolés, sorvetes e smoothies", diz o nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo. De acordo com o especialista, é importante lembrar que nenhum alimento pode ser consumido sem restrições e que um profissional pode ajudar você a incluir a sua sobremesa gelada na dieta sem culpa. Precisando de ideias, veja as dicas recomendas pelos especialistas. 

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picolés de fruta - Foto Getty Images

Prefira aqueles à base de frutas

Os sorvetes de fruta são ótimas opções para quem quer manter uma alimentação saudável. Isso porque eles são feitos à base de água e, portanto, possuem poucas calorias, ajudam a hidratar o corpo e ainda são muito refrescantes. "Um picolé de frutas contém em média 55 calorias, valor que em alguns casos é menor que o de uma barrinha de cereal", diz o nutricionista Ricardo Zanuto. 

sorvete de morango - Foto Getty Images

Sorvetes com leite pedem atenção

Apesar de serem fontes de cálcio e proteínas, os sorvetes à base de leite são mais calóricos e ricos em gorduras hidrogenadas, devendo ser consumidos com moderação. "A ressalva é ainda maior para pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite", afirma a nutricionista Sandra da Silva Maria, da Clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo. Pensando nas calorias, basta comparar: um sorvete de morango com leite tem em média 123 calorias, enquanto sua versão com água tem apenas 70. 

sorvetes de vários sabores - Foto Getty Images

Soja é uma opção saudável

Ideal para quem tem intolerância à lactose ou alergia ao leite, mas procura opções mais cremosas de sorvete, a versão de soja é muito saudável e deveria ser incluída em qualquer cardápio. "A soja é um vegetal que possui alto teor de proteínas e baixa quantidade de gordura, além de ter isoflavonas, substâncias que aliviam os sintomas da menopausa", afirma o nutricionista Ricardo. Uma porção de sorvete à base soja contém a mesma quantidade calórica do que os sorvetes de leite, porém com a vantagem das proteínas vegetais - que ajudam a diminuir os níveis de colesterol.  

frozen yogurt com frutas - Foto Getty Images

Turbine sua dieta com iogurte

Os sorvetes à base de iogurte possuem vitaminas e minerais que os outros não têm. Opte pelos do tipo frozen, que são menos calóricos do que as versões tradicionais, pois contêm menos açúcar e gordura. "Se for diet melhor ainda, pois além de ajudar no emagrecimento, também é indicado para pessoas com diabetes", diz a nutricionista Sandra. Se for tomar frozen, fique atento aos acompanhamentos, preferindo sempre as frutas ou oleaginosas. Uma porção de frozen yogurt puro tem 80 calorias. 

smoothies - Foto Getty Images

Smoothies são ricos em vitaminas

Feitos normalmente à base de frutas, os smoothies podem ter ou não adição de iogurte e possuem de 150 a 200 calorias por copo de 200ml. "Fique atento para as versões com adição de açúcar ou chocolate, que são mais calóricas", afirma o nutricionista Ricardo. Quando preparados apenas com frutas e/ou vegetais (ex. pepino, hortelã e cenoura), eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais ainda ajuda na hidratação. 

raspadinha com xarope azul - Foto Getty Images

Raspadinhas pedem cuidado

Ao contrário dos smoothies, as raspadinhas são preparadas com menos frutas e costumam ser acompanhadas de açúcar ou xaropes ricos em conservantes - o que pode ser prejudicial à saúde. "Cada copo de raspadinha pode chegar a 150 calorias, sendo acrescentadas 50 calorias por cada colher de leite condensado adicionada", diz a nutricionista Sandra. "As raspadinhas passam uma falsa ideia de sobremesa leve, devendo ser evitadas e substituídas por outras opções."

picolés caseiros - Foto Getty Images

Sorvetes caseiros podem ser uma cilada

As receitas caseiras são ótimas opções e livre de conservantes. "Utilize preferencialmente frutas frescas ou a polpa e evite acrescentar ingredientes como leite condensado", afirma o nutricionista Ricardo. Confira a receita de sorvete de frutas que o nutricionista separou:

Ingredientes
1 litro de leite desnatado
2 colheres de sopa de leite desnatado em pó
1 xícara de adoçante para forno e fogão meia colher de chá de liga neutra
1 colher de sobremesa não cheia de emulsificante
Frutas de sua preferência

Modo de preparo
Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes até misturar muito bem. Ponha a mistura na batedeira e acrescente o emulsificante e bata até aumentar de volume e ficar cremoso. Separe em duas partes essa mistura e acrescente a cada uma o sabor de sua preferência, misturando bem e levando a gelar no freezer. Deixe por no mínimo duas horas, bata novamente e volte ao freezer ou congelador.

Rendimento: 1 litro
Calorias: 77kcal em uma porção de 100g, sem a adição da fruta 

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