Aprenda as lições que valem a pena de seis dietas da moda

No Dia do Nutricionista, profissionais absolvem o que tem de bom na dieta da sopa, da proteína e outras

A promessa é realmente tentadora: perder os quilos que incomodam de forma prática e rápida. Quem nunca se rendeu ou ficou pelo menos intrigado com as famosas dietas da moda? Se funciona? A grande maioria dos especialistas garante que o resultado ?imediato? não se sustenta por muito tempo. "O segredo não é deixar de comer determinado grupo de alimento, e sim balancear todos, sempre com moderação", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrição, em São Paulo. Mas até mesmo as dietas restritivas podem ensinar boas lições para um plano de reeducação alimentar. Por isso, nesse Dia do Nutricionista, comemorado hoje (31), um time de especialistas entrega o que vale a pena aprender com elas. Confira. 

Dieta Atkins

Assim é chamada a dieta que proíbe o consumo de qualquer carboidrato e permite a ingestão à vontade de gorduras e proteínas. O ponto positivo dela é que aos excluir os carboidratos da dieta, você é forçado a descobrir novas fontes de proteínas, além do trivial. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, é muito comum pensar que as proteínas existem apenas nas carnes e nos derivados do leite, o que não é verdade. Investir em grãos como soja, castanha, chia e gergelim é uma ótima maneira de consumir proteínas sem a companhia das gorduras saturadas, por exemplo. "Ovos, leite desnatado, queijos magros e peixes também são alimentos fonte de proteína e amigos de qualquer dieta saudável", aponta Roberto Navarro.

Por outro lado, a lista de desvantagens dessa dieta é longa. "Esse tipo de dieta está relacionada ao mal-estar, tontura e cansaço, já que são os carboidratos os responsáveis por dar energia ao nosso corpo", diz a nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá. "Além disso, o excesso de gordura e proteínas ingerido pode sobrecarregar o fígado, que terá trabalho extra para digerir tantos alimentos."

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